1º aniversário da Casa da Arquitectura com atividades gratuitas

Mais de 50 mil pessoas visitaram a Casa da Arquitectura – Centro Português Arquitectura ao longo do primeiro ano no reabilitado Quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos. Para comemorar este primeiro aniversário, a organização oferece 3 dias de atividades gratuitas para todos, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

Ao todo serão 30 eventos para assianalar o 1º aniversário da Casa da Arquitectura. Entre visitas orientadas, conferências, conversas, apresentações, lançamentos e concertos, o aniversário da Casa da Arquitectura propõe cerca de 30 eventos para todos os gostos, incluindo famílias e crianças. O espaço exterior do quarteirão receberá também diversas performances artísticas. No campo da música, destaque para o concerto de Paula Morelenbaum (Voz e Percussão), “Vinicius & Tom: Palavra e Música” acompanhada por José Miguel Wisnik (voz e piano) e Gabriel Improta (violão). O espetáculo vai decorrer no dia 17 de novembro, às 21h30 e os bilhetes gratuitos podem ser levantados na bilheteira da Casa da Arquitectura a partir do dia 13 de novembro, até ao limite de lotação da sala (2 bilhetes por pessoa).

Também para os amantes da música e da arquitetura brasileiras, vai decorrer no dia 16, às 21h30, a apresentação da Cenografia de Oscar Niemeyer para Orfeu da Conceição por Fernando Serapião, e  a Aula Show Arquitetura Moderna e Música Popular Brasileira, que junta José Miguel Wisnik e Guilherme Wisnik.

O levantamento dos bilhetes gratuitos pode fazer-se na bilheteira da Casa da Arquitectura a partir de 13 novembro até ao limite da lotação da sala (2 bilhetes por pessoa).

Igualmente a não perder no dia 17 de novembro, às 18h00, o Debate “Leituras Cruzadas Brasil-Portugal”, que coloca frente a frente Maria Elisa Costa, filha do arquiteto brasileiro Lúcio Costa, e Ana Vaz Milheiro, professora e crítica de arquitetura, para uma conversa de referências transatlânticas e entrada livre.

Um pouco antes, pelas 17h00, é o arquiteto Souto de Moura quem apresenta o arquiteto Pedro Ramalho, cujo acervo – constituído por 12 maquetes e milhares de documentos – vai ser doado à Casa da Arquitectura. A assinatura do contrato de doação do acervo tem entrada livre.

A animação do quarteirão conta ainda com o espetáculo deambulatório multidisciplinar Transportadores, da Companhia Radar 360º (dias 16 e 17 às 20h20), a performance de dança Corpos em Vão de Mafalda Deville para a Companhia Instável (dias 17 e 18 em vários horários), assim como a performance sonora e visual Perhaps only as memory, de Frederico Dinis (dia 18 às 20h00).

No último dia, o destaque vai para a Conversa “Arquitetura no Palco” que, a partir das 18h30, junta à volta da mesa representantes de algumas das mais prestigiadas instituições culturais do mundo, para debater o papel que podem assumir na missão de levar mais longe e a novos públicos a arquitetura. O encontro reúne Barry Bergdoll (MoMA), Delfim Sardo (Culturgest), Pipo Ciorra (MAXXI), Olivia Horsfall Turner (Victoria and Albert Museum) e Nuno Sampaio (CA). A moderação está a cargo de João Belo Rodeia e  a conversa tem tradução simultânea. A entrada é livre.

O Serviço Educativo também preparou um imenso rol de atividades, entre visitas orientadas e programas para crianças e famílias que decorrem em diversos espaços do quarteirão da Real Vinícola.

Também a Loja da Casa oferece 20% de desconto imediato na coleção de cerâmicas Brasil, nos dias 17 e 18 de novembro (promoção não acumulável com outros descontos).

A Casa da Arquitectura, criada em 2017 em Matosinhos, é uma entidade sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade.