2 ingredientes para eliminar manchas na pele

Creme de cebola e vinagre de maçã podem ajudar a eliminar as “manchas da idade” e os efeitos nefastos da exposição solar excessiva. Uma boa receita para os excessos das férias de verão!

O médico norte-americano Doug Willen garante que existe um método natural para combater as manchas de idade e que mais não é do que a combinação natural de dois ingredientes: a cebola e o vinagre de maçã.

Doug Willen afirma que esta receita é um caminho mais simples e saudável (e tão eficaz como os outros) para se livrar do incómodo das “Manchas de idade” (manchas escuras que aparecem nas mãos, braços, rosto e ombros das pessoas mais velhas) e dos efeitos nefastos da muita exposição ao sol nos jovens.

A cebola possui propriedades antioxidantes e é eficaz para neutralizar a ação de radicais livres. O vinagre de maçã, por sua vez, possui uma substância chamada alfa hidroxiácido, que atua na eliminação de células mortas e ajuda no renascimentimento de novas camadas.

Geralmente são manchas pequenas e costumam ser inofensivas, havendo exceções a que é necessário prestar atenção, nos casos de mudanças no aspecto, de crescimento rápido, vermelhidão e sangramento, comichão e sensibilidade, além de uma borda irregular,. Nestes casos, é necessário consultar um médico para diagnóstico e tratamento.

A acreditar na proposta do Dr. Doug Willen, a confecção deste remédio caseiro faz-se cortando uma cebola fresca, esmaguando-a, de seguida, no pilão; assim que a cebola estiver bem amassada, ponha os pedaços no liquidificador e acrescente vinagre de maçã orgânico e cru; bata até misturar bem e tudo ficar homogéneo, como um creme; depois, use um algodão para passar o remédio nas manchas e deixe atuar por 30 minutos, de preferência à noite e diariamente. Por fim, lave bem a pele. O que sobrar pode ser guardado no frigorífico, numa vasilha com tampa hermética, bem acondicionado até 20 dias.

Entretanto, atenção: não deixe de usar protetor solar, pois a alta exposição ao sol anula o efeito do remédio; aplique uma quantidade pequena da mistura na pele e espere alguns minutos, para verificar se há ou não alguma alergia ao remédio. Finalmente, esta receita caseira não dispensa nunca o aconselhamento e acompanhamento médico.