31.ª Festa da Broa de Avintes

Começa hoje a 31.ª Festa da Broa de Avintes.

A Festa da Broa assume-se como um dos mais importantes eventos gastronómicos e culturais do país, onde quem reina é a Broa de Avintes.

Esta broa de Avintes, também designada como Boroa de Avintes (especialmente pelos habitantes de Avintes, freguesia de Vila Nova de Gaia – por esta razão também designada como a “terra da broa”) é um dos tipos de pão com maior tradição em Portugal e que é bastante consumido em Portugal. É claramente uma das iguarias mais apreciadas da gastronomia portuguesa e, provavelmente, o tipo de pão português mais afamado.

Desde 1988, todos os anos, na última semana de Agosto, durante 10 dias, realiza-se a Festa da Broa, contando com a participação de todas as associações, coletividades, organizações de Avintes numa mostra gastronómica, musical, cultural, desportiva e recreativa do que de melhor se faz na região.

Na edição deste ano, é muita e variada a programação, que passa pela música (com Toy, FF, Lucas e Mateus, entre outros), pela cultura, o recreio, o artesanato e o desporto.

Haverá, ainda, lugar para workshops, showcookings e concursos gastronómicos, entre outras atividades.

www.festadabroa.pt