4 estilistas recriam coletes da Médicos do Mundo

A exposição pode ser visitada até 21 de julho. Os coletes, esses serão leiloados online.

4 estilistas portugueses – Carla Pontes, David Catalán, Katty Xiomara e Luís Carvalho recriaram 12 coletes da Médicos do Mundo, previamente utilizados em missões de emergência. As peças fazem agora parte de uma exposição e de um leilão, no âmbito da ação “Help is the Trend”. O objetivo passa por tornar o ato de ajudar numa moda.

O resultado será 12 peças únicas, criadas pelos estilistas a partir dos conhecidos coletes azuis da Médicos do Mundo (MdM) e que vão estar em exposição até 21 de julho, no Palacete Viscondes de Balsemão, no Porto. (De quarta a Sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e Sábado, das 10h00 às 17h30. Praça de Carlos Alberto, 71 – Porto)

Os trabalhos podem ainda ser adquiridos num leilão online, até 31 de julho, revertendo o valor para os projetos que a organização desenvolve junto de populações vulneráveis em Portugal. Com o leilão, para além de contribuírem para a intervenção da Médicos do Mundo, o público estará a adquirir uma peça única e com história, uma vez que todos os 12 coletes foram utilizados por profissionais da organização, não só em diferentes missões de emergência internacionais, do Haiti ao Afeganistão, mas também em Castanheira de Pera, no âmbito da Missão Esperança, após o trágico incêndio que afetou a região no ano passado, vitimando dezenas de pessoas

O trabalho da MdM serviu de inspiração e por isso, podiam ser aplicados rasgões, bainhas, mangas compridas ou lantejoulas, entre muitos outros materiais e técnicas. “Help is the Trend” é uma ação desenvolvida com a agência criativa TORKE CC.

A exposição tem os apoios da Câmara Municipal do Porto, na concessão de espaço, da MRôlo, na cedência de bustos e o leilão online conta com o suporte da plataforma P55– Second Hand Luxury.