6 filmes de Pedro Costa para ver em Serralves

Os últimos dias da exposição “Companhia” do consagrado cineasta Pedro Costa ficam marcados por um fim-de-semana repleto de cinema. Será já nos dias 26 e 27 de janeiro, em Serralves.

A despedida de “Companhia” – esta exposição marcante, considerada já pela crítica especializada, uma das melhores exposições do ano de 2018 – ficará marcada pela exibição, ao longo do fim-de-semana (26 e 27 de janeiro) de 6 filmes de Pedro Costa.

Caberá à dupla Paulo Branco/António Costa, programador cultural e produtor respetivamente, ao cineasta Amarante Abramovici, a Oscar Faria, crítico e ensaísta, a António Preto, responsável pela futura Casa do Cinema Manoel Oliveira apresentar os filmes.

Cada filme é uma carta escrita por mil mãos.

Companhia, exposição que reúne obras de Pedro Costa realizadas em colaboração com o escultor Rui Chafes, o fotógrafo Paulo Nozolino ou os cineastas Danièle Huillet, Jean-Marie Straub e Chantal Akerman, assim como obras de alguns artistas que têm estado diretamente presentes em filmes de Pedro Costa, como o poeta Robert Desnos ou o fotógrafo Jacob Riis, bem como pinturas, desenhos e filmes que têm acompanhado a sua vida e o seu trabalho de cineasta: Pablo Picasso, Robert Bresson, António Reis, Walker Evans, João Queiroz, John Ford, Jeff Wall, Jacques Tourneur, Maria Capelo, Andy Rector, Jean-Luc Godard, Max Beckmann, entre outros, está a chegar aos seus últimos dias. Fechará portas no fim do dia 27 de janeiro.

Há 6 filmes de Pedro Costa para ver no Auditório de Serralves.