A nova pizza da Luzzo sabe a Oriente

Do concurso da Luzzo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, saiu a sua nova pizza! 12 jovens cozinheiros da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL) vestiram a jaleca e arregaçaram as mangas para criar as pizzas que os poderiam levar até à vitória no concurso promovido pela Luzzo, “A Melhor Pizza do Mundo”.

A nova pizza da Luzzo foi polvilhada com uma mistura de sete especiarias japonesas, um verdadeiro sabor a Oriente! Pelas 14h30, a cozinha da EHTL fervilhava com cheiros, sabores e um saudável espírito de competição. As várias combinações de ingredientes iriam, daí a pouco, ser provadas pelo júri: o Chef Figueiredo e Teresa Guerreiro, professores da EHTL, o Chef Pedro Sommer, chefe consultor da Luzzo, e o Chef Vitali, Chef executivo da Luzzo.

De todas, a pizza Teriyaki foi a que se destacou – também pela originalidade dos ingredientes. Sobre uma massa fina e estaladiça – cartão de visita da Luzzo – a pizza Teryaki tem pedaços de frango dourados envolvidos em mirin (um condimento japonês), molho de soja, sake, miso e gengibre fresco ralado. A acrescentar, alguns ingredientes como cogumelos salteados, cebola caramelizada e cebolinho picado. Como toque final, a pizza Teryaki foi polvilhada com uma mistura de sete especiarias japonesas (shichimi)…  simplesmente divinal!

A criadora desta pizza oriental foi a aspirante a chef Vivian Liu, que foi buscar inspiração às suas origens: “Quis introduzir os sabores do Japão, país a que chamo de casa, na minha pizza. Escolhi o teriyaki e o miso porque, além de se conjugarem perfeitamente, são sabores bastante conhecidos”.

Embora não acreditasse que a sua pizza fosse a escolhida – por ser demasiado exótica -, a Teriyaki venceu o concurso e passará a integrar a nova carta da Luzzo a nível nacional, para além de a sua criadora ter recebido um prémio monetário de 500 euros. A jovem estudante da EHTL, que confessa que a cozinha é ‘a sua paixão, a sua vida, o seu destino’, sentiu um imenso orgulho em ter vencido esta prova.

Vivian Liu vai participar num workshop na Academia Luzzo

A somar a estes prémios, Vivian Liu vai participar num workshop na Academia Luzzo, (prémio que se estendeu também a todos os finalistas do concurso), no qual poderá desenvolver ainda mais a sua perícia e aprender os segredos por detrás das pizzas da Luzzo, as quais já tinha provado antes do concurso.

A Academia Luzzo, que será inaugurada em breve, é um espaço concebido para inovar, criar, desenvolver receitas e técnicas e proporcionar workshops aos franchisados e não só. Agora é a vez destes três alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa terem a sua própria experiência de aprendizagem na Academia.