“A Panela” estreia nova carta

O restaurante "A Panela", do hotel NAU Lago Montargil & Villas, agora sob o comando do chef Luís Santos, acaba de estrear a sua nova carta de inverno.

Inspirada na riqueza da cozinha alentejana, a nova carta do restaurante “A Panela” promete deixar muita gente deliciada!

Recentemente a liderar a equipa de cozinha do hotel Lago Montargil & Villas, pertencente ao grupo NAU Hotels & Resorts, o chef Luís Santos, apresenta o seu menu homenageando os sabores alentejanos, notórios ao integrar A Perdiz, uma canja de perdiz com aletria e hortelã ou O Porco, a barriga de porco a baixa temperatura, com favas, chouriço e abóborabem como os enchidos em várias sugestões. Os pratos da nova carta são preparados seguindo técnicas de confeção e apresentação contemporâneas, que lhes acrescentam uma magia gastronómica inigualável, sem retirar a sua essência tradicional. Estão também presentes as tão afamadas sobremesas alentejanas, como A Sericaia e O Toucinho-do-céu, validando uma vez mais a inspiração desta carta.

Sendo uma carta de inverno, procurou-se igualmente valorizar uma seleção produtos da estação e os sabores da terra, como as carnes, os marmelos e os cogumelos.

Ente os pratos estrela desta carta, o Chef Luís Santos destaca O Entrecôte, uma carne com 30 dias de maturação, bastante tenra e suculenta, que se complementa com a frescura e aromas da terra conferidos pelo puré de batata e salsa, bem como um toque agridoce trazido pelas cenouras e as chalotas caramelizadas.

Outra das criações a não perder é O Chocolate, uma conjugação de sabores, onde os chocolates negro, de leite e branco, se associam aos paladares exclusivos do caramelo salgado em conjugação com o do praliné de avelã.

Sendo oriundo de terras algarvias, Luís santos introduz também alguns pratos a lembrar as suas origens. É o caso de O Robalo, servido na cama de Xerém de berbigão que, ainda assim, não deixa de ser perfumado com enchidos alentejanos. Uma confeção que funde os sabores do Algarve e do Alentejo, resultando num casamento perfeito à mesa.

O chef Luís Santos realça que nesta sua carta de estreia fez questão de manter uma forte ligação à gastronomia alentejana. “Tendo o Alentejo uma gastronomia muito rica e variada e sendo eu apologista da valorização dos sabores e produtos da região onde nos encontramos, com esta riqueza e diversidade gastronómica que o Alentejo já nos habitou, tudo se tornou mais fácil para desenvolver o conceito desta carta. Inclusive falei com as gentes da terra para estar perfeitamente alinhado com o melhor que esta região nos oferece.”

A nova carta de “A Panela”, cujo preço médio é de 30€ por pessoa, é constituída por 6 opções de pratos de Entrada, 4 pratos de Sopa, 5 de Peixe e 5 de Carne e 7 opções de Sobremesa. Há ainda 3 pratos Principais Vegetarianos e um Menu Kids exclusivamente pensado para os mais pequenos.

No restaurante “A Panela” privilegia-se a gastronomia portuguesa, com destaque para os mais típicos ingredientes e sabores regionais da tão afamada e saborosa mesa alentejana.

Com capacidade para 78 lugares em sala interior e 20 de esplanada com vista sobre o Lago, o restaurante “A Panela” prima pela hospitalidade tipicamente alentejana, a atenção ao detalhe e serviço cuidado.