A queda de cabelo no pós-parto

Quando achamos que a queda de cabelo é excessiva pós-parto... Tudo se resume a uma falsa sensação de queda aumentada.

Muitas mamãs ficam assustadas com a queda excessiva de cabelo, mas não se preocupem é NORMAL

Durante a gravidez as alterações hormonais que sofremos fazem com que o ciclo de vida do cabelo seja mais longo, acabando por cair menos que o habitual. Depois do parto quando surge um “reajuste” hormonal acabamos por perder o cabelo que seria normal perder, mais o que não perdemos durante a gestação. Ficando assim uma falsa sensação de queda aumentada.

As mães que amamentam podem ter esta perda aumentada de cabelo mais tarde, visto que o “reajuste” hormonal não acontece de imediato.

É normal que a queda de cabelo aconteça por volta dos 3/4 meses mas pode variar de pessoa para pessoa (stress, fadiga, amamentação, mudanças bruscas de peso).

Existem vitaminas que podem fazer e que não interferem na amamentação, assim como tratamento de fortalecimento capilar com Leds ou LLLT ( low level light therapy), no entanto, relembro que é um processo fisiológico normal.

A queda de cabelo normal de uma mulher adulta é de 100 a 125 fios por dia. Nos meses do pós-parto, pode perder até 500 fios por dia, o que é muito, porém não o suficiente para deixá-la careca.