A vitamina D ajuda a perder gordura abdominal

Cientistas garantem que o ‘consumo' de vitamina D ajuda a perder a ‘barriguinha’.

De acordo com uma investigação da Sociedade Europeia de Endocrinologia baseada na análise direta de uma amostra de 7000 indivíduos dos Países Baixos há uma relação entre mais gordura abdominal e menor aporte da vitamina D.

Esta vitamina que ajuda a fortalecer os ossos e que o ser humano recebe principalmente através do sol parece ter também um papel relevante na perda de gordura desta zona abdominal. Isto, claro, a par de uma alimentação saudável e prática de exercício físico frequente.

Assim, uma exposição solar de cerca de 15 minutos pelo menos três dias por semana parece ser o suficiente, e se pensa que já não vai a tempo porque o verão já passou, acredite que o nutriente em questão é produzido com a exposição solar mesmo sem ser nas horas de maior calor. De facto, os especialistas aconselham a que a exposição solar seja feita de manhã ou ao final do dia.

Além desta vantagem, estudos anteriores já tinham associado a vitamina D à prevenção de doenças como diabetes tipo 2, alguns tipos de cancro, infeções respiratórias, bem como de outras doenças.

Mas como não há bela sem senão não se pode abusar da exposição solar já que, em excesso, envelhece a pele e pode causar outros problemas, nomeadamente melanomas.