Acorda muitas vezes ‘com os pés de fora’? Saiba porquê

É daquelas pessoas que passa a vida a ouvir dizer-lhes: que má disposição! Hoje acordaste “com os pés de fora”. Então saiba, que afinal há uma razão para o mau humor matinal.

Noites mal passadas que terminam num acordar “com os pés de fora” e num dia de muito poucos amigos têm uma explicação. De acordo com um grupo de investigadores, a culpa é do stress que se antecipa ao dia seguinte. O estudo foi avançado pela Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, do qual um dos autores explica que “o ser humano pode pensar acerca de situações futuras e antecipar casos antes de os mesmos acontecerem, como forma de ajudar a prever certos eventos”.

Na verdade, o stress manifesta-se de inúmeras formas e pode ser uma das explicações para noites mal dormidas. O stress antecipado se, por um lado, pode permitir “antever” determinadas situações, por outro, também pode representar desvantagens ao nível da memória. Uma delas é o mau humor matinal. Facto que mereceu especial atenção por parte dos investigadores do referido estudo, para quem o humor matinal é “mais relevante que o pequeno-almoço”.  A Universidade chegou ainda à conclusão de que quando as pessoas acordam stressadas, a pensar nos desafios que poderão enfrentar durante o dia, a capacidade de memorizar vai reduzindo ao longo do dia.

A má notícia é que, pelo menos para já, ainda não há forma de contrariar este mau acordar. Por isso, enquanto os investigadores não avançam com métodos específicos para diminuir tais situações de stress, resta-lhe o ‘esforço’ em adotar uma atitude otimista ao acordar.

Vá lá, o pensamento positivo também ajuda e muito! Vamos lá acordar e agradecer por mais um dia? Não custa nada e dá alegria e até saúde! Anime-se!

Além disso, lembre-se que “acordar com os pés de fora” tem mesmo impacto no resto do seu dia, por isso, o melhor é começar hoje mesmo a contrariar essa tendência.