Adeus peso!

Sim parece que é desta! Foi descoberto um comprimido que ajuda a perder peso e sem causar problemas ao coração.

A “culpa” (ou a nossa sorte) é da lorcaserina – a primeira droga para a perda de peso que não afeta, negativamente, a saúde do coração. Um estudo que envolveu 12 mil pessoas permitiu chegar à conclusão que este comprimido promete ser “milagroso”! O que há muito milhões de pessoas ansiavam pode ter sido descoberto por um grupo de pesquisadores norte-americanos: um comprimido para a perda de peso que mostrou não aumentar o risco de problemas cardíacos. A imprensa internacional já fala no ” Santo Graal” do combate à obesidade. O estudo foi discutido na Sociedade Europeia de Cardiologia, em Munique, no passado domingo, e publicado pelo New England Journal of Medicine.

A lorcaserina é, nas palavras dos investigadores, a primeira droga anti-obesidade, com utilização a longo prazo, a ser considerada segura para a saúde do coração. A lorcaserina inibe o apetite fazendo com que o cérebro obtenha uma sensação de saciedade com apenas duas doses diárias. Mas, há ainda mais vantagens. Além de perda de peso, este medicamento é considerado sagrado por ter outro benefício: não aumenta o risco de problemas cardíacos. Atuando sobre a serotonina no hipotálamo, não causa danos na serotonina presente no coração.

Perder 4 quilos em 40 meses

O estudo americano avaliou 12 mil pessoas obesas ou com peso acima do pretendido. Os resultados estão à vista: os que tomaram o medicamento lorcaserin perderam, em média, quatro quilos em 40 meses. Estas taxas foram alcançadas sem um aumento no risco de problemas cardiovasculares, tais como pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia.

Divididos por grupos, 38,7% dos participantes que tomaram a pílula “sagrada” perderam 5% do peso, após um ano, em comparação com 17,4% que receberam um placebo (medicamento feito para se assemelhar a outro, composto por substâncias inativas, para fim de investigação médica). Desses 39%, 8,5% desenvolveram níveis de diabetes.

Tam Fry, um dos pesquisadores, revelou ao The Daily, este medicamento é “o santo graal da medicina para a perda de peso. É o que todos nós procuramos”. Refira-se que a Food and Drug Administration, a agência de medicamentos dos EUA, já permitiu a utilização da lorcaserina, desde 2012, em alguns adultos.

A disponibilidade do medicamento no Reino Unido aguarda apenas a luz verde do Serviço Nacional de Saúde.