Aldeias do Xisto “mostram-se” em Paris

Portugal nunca foi tão procurado pelos franceses, pela natureza, cultura, património e gastronomia. As Aldeais do Xisto concentram tudo isso na região Centro de Portugal. Um território genuíno, em pleno desenvolvimento social e económico, que aposta num turismo sustentável com uma oferta baseada na cultura local. Um destino de eleição para viver, investir e criar.

É isso que as Aldeias do Xisto vêm dar a conhecer ao público francês, já em setembro, com as participações na corrida “La Parisienne” e na Feira Internacional Maison et Objet (6 a 10 de Setembro). 

As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Um território de eleição para viver, investir e criar. Têm-no feito procurando sempre o que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentem a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua identidade.

Através de vários projetos empresarias, artísticos e experimentais, as Aldeias do Xisto têm esboçado formas de transformar pensamento em ação, ideias em atividade, recursos em propostas de valor. Em suma, tornar a cultura dos lugares num ativo de desenvolvimento económico e social.

Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias do Xisto para criar valor social e económico no território. É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos este território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser.