Alguns exercícios para fazer na praia

Com a chegada do verão, são muitos os que se preparam para gozar da praia, dos banhos de sol, da leitura de livros, das noites tranquilas (ou não), sem deixar de fazer exercício físico.

Para muitos, praia é apenas sinónimo de banhos de sol, habitualmente sentados ou deitados na areia. Mas pode ser mais. Praia pode significar continuidade do exercício físico ou, o que também pode acontecer, descoberta e prática de desportos próprios de praia, como, por exemplo, o surf, o paddle ou o body board. Contudo, estes reclamam habilidades especiais que, não sendo atleta, são difíceis de praticar. Há, porém, alguns exercícios que todos podem praticar e que fazem bem.

Correr ou simplesmente caminhar

A beira-mar convida a passear, mas também a correr, constituindo esta uma das melhores alternativas para gozar de saúde e adquirir a forma física. Todavia, esta prática requer ter consciência de uma série de recomendações. É aconselhável correr perto do mar, onde a areia é mais fina e mais firme, sendo preferível, tanto quanto possível, caminhar sobre um terreno plano, para evitar sobrecarregar as costas e os joelhos. A roupa deve ser transpirável e o calçado desportivo. E a melhor hora para o fazer é ao amanhecer ou ao entardecer.

São numerosos os benefícios do exercício a beira-mar.  Na areia, trabalham-se as pernas, melhora-se a respiração graças à temperatura, à humidade e à baixa pressão do ambiente, que facilita a receção do oxigénio e queima um número mais elevado de calorias, devido à presença de iodo que estimula a tiróide.


Jogar voleibol de praia

Se faz praia em família ou com amigos, pode jogar voleibol, desporto inventado nos Estados Unidos da América, em 1895. Além de queimar calorias, tonificar os músculos e ajudar a controlar o peso, contribui para fortalecer as articulações, melhorar a agilidade e o equilíbrio.

Pelo facto de ser ao ar livre e ao sol, permite uma melhor transpiração da pele e facilita a absorção da vitamina D. Eis como uma bola e uma rede podem converter-se no melhor aliado para estar em forma, sem renunciar ao bronzeado.


Nadar

Nadar é, porventura, um dos exercícios mais agradáveis de praticar quando se está à beira-mar. Para muitos, pode constituir verdadeiramente uma terapia do mar.

Estar em contacto com o oceano ajuda a relaxar a mente e exercitar o corpo, uma vez que nadar contribui para fortalecer o sistema cardiorrespiratório e a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, além de queimar muitas calorias.

Agora, toca a desfrutar da praia, fazendo exercício (sem esquecer o protetor solar)!