António Zambujo no Natal de Matosinhos

Concerto gratuito de António Zambujo, pelas 21h30 de 30 de novembro, marca o arranque da animação de Natal em Matosinhos. Iluminações dinâmicas diante dos paços do concelho, uma feira de artesanato renovada e a animação da Rua Brito Capelo são algumas das apostas de Matosinhos para dinamizar o comércio tradicional entre 30 e novembro e 6 de janeiro.

É gorducho e vermelho, mas ainda assim irresistível. O Pai Natal está de volta a Matosinhos, este ano rodeado de uma programação ambiciosa cujo arranque ficará marcado, esta sexta-feira, 30 de novembro, por um concerto gratuito de António Zambujo, que acaba de lançar novo disco, “Do Avesso”. As novas canções e os principais êxitos do músico alentejano vão, assim, contribuir para um início às direitas da quadra natalícia, à qual não faltará a tradicional Feira de Artesanato de Matosinhos, que abrirá também na sexta-feira, transformada este ano numa autêntica aldeia de Natal.

São, pois, muitas e boas novidades que o Natal traz a Matosinhos. Ainda antes do concerto de António Zambujo, marcado para as 21h30 do dia 30 de novembro, diante dos paços do concelho, serão inauguradas as tradicionais iluminações, que voltam a encher de cor as principais ruas comerciais das várias freguesias do concelho, com natural destaque para Matosinhos e Leça da Palmeira. A cerimónia que dá início aos festejos terá lugar, desta vez, na Rua Brito Capelo, pelas 17h30.

Organizada, como é habitual, pela associação Andarte, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Feira de Artesanato de Matosinhos volta a decorrer entre o arvoredo do Jardim Basílio Teles. O espaço surgirá, todavia, totalmente renovado com a instalação de dezenas de barraquinhas de madeira, uma espécie de aldeia do Pai Natal para graúdos e miúdos, onde o mais difícil vai ser resistir ao melhor do artesanato português, aos queijos, aos doces e aos enchidos.

Entre a feira e os paços do concelho estará também montada, mas apenas a partir de 8 de dezembro por força dos estragos provocados pela tempestade do passado domingo, uma inovadora estrutura de iluminação natalícia, dinâmica, a qual proporcionará grandes espetáculos de luz, cor e som. Vai valer a pena esperar.

Também no dia 30, e após o concerto de António Zambujo nos jardins a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a abertura do programa de Natal de Matosinhos, que se prolongará até 6 de janeiro, ficará ainda marcada por um espetáculo de fogo-de-artifício. Para mais tarde recordar (e partilhar nas redes sociais), o espaço contará ainda com a magia quase infantil dos carrosséis.

O outro grande polo da animação será a Rua Brito Capelo, que vai estar decorada com iluminações e uma passadeira vermelha a preceito. O comércio tradicional vai atribuir prémios aos seus clientes mais fiéis (sorteios nos dias 1, 5, 8, 12, 15, 19 e 22 de dezembro, de acordo com o regulamento disponível no site da Câmara Municipal) e também uma viagem para duas pessoas à Disneyland Paris .

As melhores montras da tradicional artéria comercial de Matosinhos vão também ser premiadas, podendo, assim, rivalizar com a Casa do Pai Natal que ali vai estra montada até 23 de dezembro. E para que a animação não falte, a Brito Capelo voltará este ano a ser palco de um desfile de figuras alusivas à quadra natalícia. O percurso festivo será efetuado todos os sábados de dezembro, pelas 11h30, e ligará os paços do concelho e o Mercado Municipal.

A programação contará ainda, no dia 1 de dezembro, pelas 17 horas, com um espetáculo de bailado que tratará um excerto de “Copélia” ao espaço diante dos paços do concelho. Para o dia 14 de dezembro está ainda prevista a inauguração, na galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, uma exposição de presépios do acervo do colecionador Cristóvam Dias. Patente até março, esta mostra reúne peças da tradição artesanal portuguesa e de outros países, contando com peças de Rosa Ramalho, Júlia Ramalho, Rosa Côta e dos Irmãos Mistério, entre outros.