APCA: 10 personalidades distinguidas

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória - APCA - comemora 20 anos em prol da cirurgia ambulatória em Portugal. A Associação homenageou 10 personalidades que marcaram a cirurgia ambulatória nos últimos 20 anos.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) organizou no Dia do Serviço Nacional da Saúde, a 15 de setembro, uma sessão comemorativa dos seus 20 anos, no Porto.

As personalidades homenageadas foram: Dr. Manuel Seca, Dr. Paulo Lemos, Dr. Lima Cardoso, Enf. Argentina Neves, Enf. Fátima Malafaia, Dr. Alberto Roxo, Dr. Mahomed Americano, Dra. Cláudia Borges, Dr. Eurico Castro Alves e Dr. Fernando Araújo.

“Esta sessão pretendeu reviver a história do aparecimento da cirurgia de ambulatório em Portugal, tendo sido apresentado um vídeo institucional desenvolvido pela APCA, onde foram apresentados os factos e datas mais relevantes deste percurso”, refere Carlos Magalhães, presidente da APCA. E acrescenta: “Ao mesmo tempo a APCA homenageou 10 personalidades que se destacaram nestes 20 anos da história da cirurgia ambulatória em Portugal e que tiveram um contributo decisivo, para que o nosso país pudesse ocupar uma posição de destaque no panorama Mundial”.

A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) é uma instituição com o estatuto de utilidade pública e foi criada em setembro de 1998. O seu principal objetivo é a promoção da cirurgia de ambulatório, a nível nacional, contribuindo para o seu crescimento e implementação.