Aromaterapia: O poder dos cheiros

Aromaterapia é a capacidade de nos sentimos mais calmos e tranquilos quando, por exemplo, inalamos algo cheiroso.

Insônia, mente cansada, falta de energia? Através das técnicas da aromaterapia descubra quais as ervas que podem ajudar. Quantas vezes já se sentiu assim? Lembre-se que a aromaterapia pode ser aplicada de várias maneiras: usando um aromatizador de ambientes, inalador, compressas, uso tópico, banhos e massagens. Para massagens, deve diluir os óleos essenciais em óleos vegetais, para não agredir o seu corpo.

Essa alternativa natural é capaz de melhorar o bem-estar e a saúde, afastando, inclusive, desconfortos físicos e psicológicos. A aromaterapia é oriunda da fitoterapia – estudo de plantas naturais na cura de doenças – usa óleos essenciais de plantas medicinais para curar doenças físicas através de massagens e dos sentidos sensoriais ativados através do olfato.

Na verdade, cada aroma possui uma propriedade que atua e estimula o nosso corpo e o nosso cérebro, trazendo sensações diferentes para cada pessoa.

Lavanda, manjerona e laranja. São indicadas para combater a insónia. Para acalmar a mente, recomenda-se camomila, jasmim, lavanda e citronela. Já se o seu problema é cansaço e falta de energia, então pimenta negra, hortelã, cardamomo, cravo, canela e gengibre poderão ser bons aliados. Porque o verão está aí e certamente não se importará de perder uns quilinhos, então saiba que grapefruit, laranja, limão, erva-doce e patchouli são os mais usados para emagrecer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Portugal situa-se no topo da Europa em relação à prevalência de perturbações mentais. A depressão afeta anualmente 7% da população portuguesa e é uma das principais causas de incapacidade e diminuição significativa da produtividade em Portugal. Até 2020 estima-se que a depressão se assuma como uma das principais doenças incapacitantes em todos o mundo. Por isso, contra a depressão, use e abuse de gerânio, tangerina, tomilho e bergamota. Para problemas respiratórios, eucalipto, tea tree, hortelã e cipreste. Por fim, se o objetivo é rejuvenescer, então descubra os aromas da mirra, da rosa e do sândalo.

Agora, relaxe e deixe-se levar pelo poder dos aromas.