Arte e moda de mãos dadas

A marca “Vans” está empenhada em dar uma nova vida à arte de Van Gogh, com uma coleção limitada de ténis, roupa e acessórios.

Poderá tratar-se de uma bonita homenagem ao pintor, mas representa também a arte de saber casar, e bem, a arte e a moda! Exemplo de como se pode desafiar as convenções e atestando de que tudo é “adaptável” é o vestido Mondrian, de Yves Saint Laurent, símbolo da elegância dos anos 60, ou com as muitas peças que Jeff Koons criou para a Louis Vuitton. Desta feita, a marca de roupa californiana decidiu juntar-se ao Museu Van Gogh para lançar uma linha limitada de roupa, ténis e acessórios, que é uma homenagem ao pintor e mais: uma parte das receitas reverte para a preservação do legado do pintor holandês.

Vincent Van Gogh é um dos pintores mais influentes de todos os tempos, conhecido pelo seu trabalho pós-impressionista e pelo extenso acervo que conta com mais de 2.100 peças em pouco mais de uma década de carreira. Sendo que a maioria foi criada nos seus dois últimos anos de vida.

A VANS é conhecida por trabalhar lado a lado com a arte desde a sua fundação. Neste caso, as obras de Van Gogh foram divididas em quatro grupos ao lado do Van Gogh Museum, explorando a criatividade da marca e a transportando para momentos pessoais de um artista tão lendário. Percorrendo os artigos, reencontramos algumas das suas obras mais emblemáticas. Os Girassóis (1888) reinventam-se nos ténis Authentic, um dos modelos clássicos da Vans, e numa sweatshirt, enquanto os azuis de Amendoeira em Flor (1890) parecem ainda mais vivos numa mochila ou num boné.

www.vans.com

Uma clara forma de manter a vida e obra de Vincent van Gogh acessível para o máximo de pessoas possível, para enriquecer e inspirar as pessoas.

Esta coleção da VANS em homenagem a Van Gogh serve para ilustrar mas também para contar a história da carreira de um dos artistas mais talentosos que já habitaram este planeta.

Fundada em 1966, a VANS é vendida globalmente em mais de 75 países, com 450 lojas ao dispor. A VANS sempre iniciou e/ou esteve ao lado de campanhas e iniciativas que promovem a arte, o desporto, a música e inúmeras formas de cultura jovem, fomentando principalmente a expressão criativa individual de músicos, atletas e artistas das mais variadas áreas.

A partir de quatro obras do pintor holandês, a VANS criou assim uma coleção de 13 peças, já disponível.