Arthur Jafa antecipa o futuro no fórum em Serralves

Com uma carreira de mais de 30 anos que se move entre o museu e o cinema, Arthur Jafa é uma das figuras centrais da cultura contemporânea americana, tendo já colaborado com Spike Lee, Beyoncé ou Jay-Z. Estará no Auditório de Serralves, no âmbito do Fórum do Futuro.

Arthur Jafa, artista incontornável da cena artística norte-americana, premiado este ano com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza para melhor artista, protagonizará o diálogo com o diretor do Museu de Serralves Philippe Vergne para refletir sobre importantes temas da contemporaneidade: o poder, a beleza e a alienação.

Na conferência “Poder, beleza e alienação”, Arthur Jafa abordará os seus processos criativos e o facto de a produção cultural negra ser ainda hoje feita em “queda livre” a partir de um lugar espiritual e emocional carregado de dor e ausência de meios.
Na sua obra existe uma pergunta recorrente: como podem os meios visuais transmitir fielmente “o poder, a beleza e a alienação” intrínsecos de certas formas de música negra norte-americana?

Premiado este ano com o Leão de Ouro para melhor artista na Bienal de Veneza, Jafa desenvolve no seu trabalho um correspondente visual deste género de música a que chama “black visual intonation”.

A sexta edição do Fórum do Futuro desde 2 até 9 de novembro., através de diversas perspetivas e práticas disciplinares, sob o tema “Crossings / Travessias”. Passa por vários espaços da cidade do Porto, nomeadamente Serralves.