Avós e netos, o frasco das Memórias

A Livros Horizonte acaba de publicar um livro peculiar da jornalista e escritora Isabel Stilwell.

Avó de oito netos – seis raparigas e dois rapazes –, Isabel Stilwell partilha neste livro um frasco cheio de memórias que podem servir de inspiração e ponto de partida para as aventuras de todos os avós e não só. Acreditamos que servirá igualmente a muitos pais.

Este é um livro para avós ousados, que não querem netos que passam ao lado da magia, nem tão pouco que cresçam sem a experiência de andar descalços na relva, saltar nas poças, conhecer os nomes das plantas e dos bichos, distinguindo o alecrim da alfazema.

Este é um livro para avós que querem percorrer, com os netos, os caminhos da História de Portugal, ajudando-os a perceber de onde vêm e para onde vão, celebrando o passado e o presente, tornando-os mais fortes e resilientes. Mais certos de serem profundamente amados.

Este livro inclui cerca de 100 ideias inspiradoras para avós e netos se divertirem juntos, dentro e fora de casa. Em castelos ou palácios a conhecer as nossas rainhas, em busca de insetos, a jardinar, a brincar com mangueiras e muito mais…

Pode dizer-se que o que este livro faz melhor é reivindicar para os avós o direito a uma vida feliz, realizada, ativa, cheia de vida com os familiares, destacando-se de entre estes os netos. Porque ser avó ou avô é (pode ser) uma experiência tremendamente gratificante que importa valorizar e dignificar. A muitos, à grande maioria, quer apenas lembrar coisas, sonhos, atividades que o tempo foi remetendo para o sótão do esquecimento, mas que permanecem lá e precisam de ser reativadas.

Seguramente um bom livro para todos!