“Biblioteca de rua” construída com pedaços de madeira

O mundo está cheio de pessoas e ideias geniais. Esta é uma delas. Trata-se de uma biblioteca de rua que é um semicírculo formado por 240 peças de madeiras onduladas, como se fosse uma concha.

A ideia foi do Downtown studio, na cidade de Varna, conhecida como a capital marítima da Bulgária, com o objetivo de aproximar os livros do quotidiano das pessoas e incentivar a leitura entre os jovens.

O desenho desta biblioteca de rua inspira-se na natureza e nas suas formas orgânicas – destacando um dos aspectos mais importantes da identidade da cidade – o mar e seu valor para os cidadãos de Varna.

A construção parte de um único ponto focal e foi projetada usando ferramentas de design paramétrico, o que dá aos arquitetos a possibilidade de experimentar diferentes variações. Usando o software, a equipa testou mais de 20 versões até chegar à uma biblioteca que traduzisse o conceito, proporcionasse um acesso fácil aos leitores, com um pequeno palco para artistas de rua, capacidade para 1500 livros, e ser orçamentalmente viável.

casavogue.globo.com

Outra característica peculiar desta biblioteca é o facto de ser portátil, possível de ser montada e desmontada, uma vez que é construída por uma série de módulos de madeira que fornecem um espaço público com prateleiras para armazenar e compartilhar livros, e com uma estrutura vazada que deixa a luz entrar.

Resta dizer que este projeto, da autoria dos designers Yuzdzhan Turgaev, Boyan Simeonov, Ibrim Asanov e Mariya Aleksieva, recebeu o apoio da organização European Youth Capital (Capital Europeia da Juventude) que este ano ocorre na cidade de Varna.