BIOBLITZ com visitantes de todo o país

"Descobre a Natureza do Parque de Serralves" é o tema da 6ª edição de 2019 do BIOBLITZ que ocupa o Parque de Serralves durante uma semana e que receberá visitantes de todo o país.

“Descobre a Natureza do Parque de Serralves” é o mote da 6ª edição BIOBLITZ que abriu a 1 de abril as suas portas ao público e que animará o Parque de Serralves até ao próximo domingo, 7 de abril. O evento, na sua abertura, contou com a presença dos presidentes da Fundação de Serralves, Ana Pinho, e da LIPOR, Aires Pereira e de um representante do CIBIO-InBIO, o investigador Paulo Célio Alves.

O BIOBLITZ tem como finalidade realizar, de forma participada, uma inventariação relâmpago da fauna e da flora do Parque de Serralves através de um evento referenciador para a comunidade educativa e para o público em geral, na medida em que promove ferramentas e metodologias de divulgação científica no âmbito da identificação da biodiversidade. Uma semana para conhecer a biodiversidade urbana através do contacto do público com investigadores e da sua participação em atividades científicas e pedagógicas. Cinco dias, entre 1 e 5 de abril, com um programa dirigidos em exclusivo às Escolas e um fim-de-semana para todo o público, a 6 e 7 de abril.

O primeiro dia ficou marcado por uma participação massiva de alunos dos 1.º/2.º/3.º ciclos do ensino básico e secundário de várias escolas que participaram em Oficinas Científicas e Pedagógicas, orientadas pela equipa de Educadores do Serviço Educativo Ambiente e Artes de Serralves, que enquadram e exploram dez temáticas de forma científica e pedagógica – Árvores e arbustos| Anfíbios |Morcegos| Micromamíferos| Líquenes| Briófitas| Aves| Répteis| Insetos| Cogumelos – e Jogos e Saídas de Campo orientadas por investigadores.

Nos próximos dias, muitas serão as escolas de todos os pontos do país que participarão neste evento que é o maior na área da educação para biodiversidade realizado no nosso país.

No final de semana será a vez das famílias visitarem Serralves e fazerem parte deste evento dedicado a aprender em contacto com a natureza.

O BIOBLITZ, à semelhança dos anos anteriores, é realizado em parceria com o CIBIO-InBIO e com o apoio, enquanto mecenas, da LIPOR.