Boom Festival, uma festa amiga do ambiente

O Boom é um evento que nasceu em 1997 na Herdade do Zambujal, Águas de Moura, na região de Setúbal. De uma festa de goa trance psicadélico expandiu-se para uma celebração da vida, da arte e cultura, olhando para a sustentabilidade como uma forma ética e ativa de estar na terra.

Sendo a produção de lixo uma das preocupações da organização deste evento bienal, o Boom Festival vai, de  22 a 29 de julho, sensibilizar os participantes a reduzirem a produção de lixo, sobretudo plástico, através da instalação de equipamentos de reciclagem interativa que permitem transformar o plástico em novos objetos através de impressão 3D. A instalação destes equipamentos é cofinanciada pela Associação IdanhaCulta, que gere a ‘Boomland’, e pela iniciativa Sê-lo Verde, sendo que a autoria do projeto é da associação ambientalista Zero Waste Lab, que tem usado este equipamento enquanto ferramenta educativa junto dos mais novos, com o objetivo de os sensibilizar para a reutilização, bem como para a revisão dos seus hábitos de consumo e do uso excessivo de plástico.

Cada participante receberá um ‘welcome kit’ que, além de um sabonete biodegradável para evitar a poluição da água, contempla dois sacos para separação dos resíduos que produzem ao longo da sua permanência no festival e um cinzeiro portátil.

O Boom Festival apresenta ainda outras iniciativas amigas do ambiente, como a disponibilização de utensílios biodegradáveis na restauração, em substituição do plástico, para a compostagem, e ainda o reforço da produção de energia solar (com mais 12 painéis solares) e a promoção da utilização de transportes públicos.

Distinguido em 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016 com o “Outstanding Greener Festival Award”, o prémio mundial mais importante de eventos sustentáveis atribuído por “A Greener Festival”, o Boom Festival é, desde 2010, a convite da United Nations Environment Programme (UNEP) organismo pertencente à ONU, membro da iniciativa “United Nations Music & Environment Stakeholder”.

Fonte Boom Festival 2018