Vamos brindar? Com vinho tinto, pela sua saúde!

Vinho tinto e frutos vermelhos são bons amigos da sua saúde! Um brinde, sim, mas saudável!

Por prazer ou por necessidade, recomenda-se o consumo do vinho tinto e dos frutos vermelhos já que podem ajudar na prevenção de doenças mentais. Mas não só.

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis), Unidade de Investigação e Desenvolvimento, sediado na Universidade do Porto, descobriram que substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto, além de contribuírem para a prevenção da depressão e de doenças neuro degenerativas, melhoram a flora intestinal e reduzem inflamação.

“O consumo regular de frutos vermelhos ou de vinho tinto pode ter um papel importante na regulação da microbiota intestinal, na diminuição da inflamação, na prevenção da depressão e no combate à demência e outras doenças neuro degenerativas, pela presença de uma classe particular de compostos nestes alimentos (antocianinas)”, pode ler-se no estudo dirigido por Conceição Calhau, investigadora do Cintesis e professora na Nova Medical School.

Na prática, a equipa realizou vários estudos para avaliar a relação entre o tipo de alimentação, a composição do conjunto de micróbios que habitam o intestino, e o próprio cérebro.