Cães para todos os gostos!

Sabia que existem mais de 300 raças de cães diferentes em todo o mundo?

Desde o pequeno e leve Chihuahua, de apenas 100 gramas, até ao gigante são-bernardo, que pode atingir os 100kg, a diversidade da espécie canina é enorme.

Há raças de cães muito velozes, como os galgos e outros com pouca apetência para a corrida, como o buldogue inglês. Conhecemos bem a força física do pitbull ou a delicadeza do pinscher ou do Yorkshire.

Também do ponto de vista do comportamento, as raças caninas variam muito. Assim, quem preferir um pacífico companheiro de brincadeira escolhe, por exemplo, um west highland terrier ou um schnauzer miniatura. No entanto, se o objetivo for defender um rebanho, o castro-laboreiro  ou o serra-da-estrela poderiam ser uma boa opção. Já se a ideia for guardar a casa, a escolha recairia, provavelmente, entre muitos, num rottweiler, num dobermann, num leão-da-rodésia ou mesmo num pastor-alemão.

Assim, se está a pensar em adotar um amigo de quatro patas, pense, antes de mais, que a escolha deve ser sempre consciente. Não se esqueça que adotar um cão, independentemente da raça, é para sempre. Com a vida de um animal não se fazem experiências.