City By Night em Serralves

City By Night é uma performance duracional longa inspirada na atmosfera e sons de uma cidade à noite. City By Night propõe uma paragem e um olhar para o nosso interior. A 1 de fevereiro na Capela da Casa de Serralves.

City By Night: quando tempo e o espaço desaparecem, deixando lugar para a deambulação e indagação.

O processo de trabalho começa com caminhadas noturnas, realizadas de maneira intuitiva e impulsiva, sem um relógio ou uma rota planeada, até ao amanhecer. Durante estes passeios nas cidades escolhidas, Tatu Rönkkö recolhe objetos e registra sons que acha interessantes.

O material reunido é usado para construir instrumentos integrados posteriormente na criação e apresentação da performance ao vivo: uma “paisagem sonora e atmosfera” contínua, com uma duração que pode ir até às doze horas, onde o tempo e o espaço desaparecem, deixando lugar para a deambulação e indagação. City By Night é uma nova maneira de Rönkkö explorar o seu corpo e a sua mente num estado de transe, tanto no decorrer do processo de caminhar como durante a performance.

A apresentação acontece numa sala obscurecida, onde o público pode entrar, ficar e sair livremente; um espaço num outro mundo, porém seguro, onde Rönkkö e o público podem parar e estar sem tempo, coletivamente.

Nas cidades de hoje, o bombardeio constante de informações e impulsos e a variedade infinita de escolhas promovem sentimentos de confusão e desconexão com nós mesmos a um nível profundo. A norma parece ser: rápido, fragmentário e resultado de novas tecnologias. City By Night propõe uma paragem e um olhar para o nosso interior.

City by Night é uma peça performativa em cinco partes, distribuída entre Helsínquia, Paris, Berlim, Tóquio e Porto, entre 2018 e 2020. A primeira parte foi apresentada em Helsínquia em junho de 2018 como parte do festival de artes performativas URB, com curadoria do museu de arte moderna de Helsínquia, Kiasma. Cada parte assenta no mesmo princípio site specific; cada performance duracional acontece apenas uma vez.

Para a performance em Porto, Rönkkö colabora com a cineasta portuguesa Catarina Neves Ricci, que criou filmes vídeo especialmente para esta performance. As imagens vídeo foram igualmente filmadas nas ruas do Porto, à noite.