Coimbra é palco de Encontro Mundial de Piano

É a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne que promove este Encontro que decorre entre 1 e 8 de fevereiro. Evento inédito acolhe mais de 100 participantes oriundos de mais de 20 países. Programa inclui concertos, masterclasses e um Prémio Internacional de Piano. Muitos dos concertos são de Entrada Livre.

Pela sua grande dimensão e duração, o “5th Coimbra World Piano Meeting” é considerado um evento único à escala mundial que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como, o maior número de jovens pianistas inscritos que representam mais de 20 nacionalidades. O “5th Coimbra World Piano Meeting” (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra), – evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV) -, irá realizar-se entre os dias 1 e 8 de fevereiro, e terá como palco principal a cidade de Coimbra, classificada como Património Mundial pela UNESCO.

A 5.ª edição vai acolher mais de 100 participantes, jovens pianistas, oriundos de mais de 20 países. O Concerto de Abertura está marcado para dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento de São Francisco (Coimbra). O programa também é vasto e, ao longo dos vários dias, decorrerão Masterclasses, diversos Concertos – dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras -, e uma Competição de Piano.

A descentralização do encontro é outro ponto diferenciador do certame que, para além de Coimbra, acontece na Figueira da Foz (Prémio Internacional de Piano) e, no Sardoal (Concerto de Jovens Talentos).

Entre os dias 1 e 8 de fevereiro, os jovens pianistas de todo o mundo vão ter a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados professores nacionais e internacionais e partilhar as suas experiências com estudantes de diversos países. Terão ainda a oportunidade de tocar em palco e em público. No fim, será eleito e premiado o melhor dos melhores jovens talentos. “Temos que encontrar elementos comuns a sensibilidades distintas para eleger o melhor”, salienta Aquiles Delle Vigne, diretor da Academia A2DV, júri e presidente do Coimbra World Piano Meeting.

Evento amplamente reconhecido a nível internacional

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV: “A V edição do evento está a criar grandes expectativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Contaremos com mais de 100 participantes, com mais de 20 países representados, que durante vários dias agitarão a cidade de Coimbra, assim como os municípios parceiros da Figueira da Foz e Sardoal. É emocionante ver um evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida (que uma mão chegaria para contar) e que pouco mais tinha que o sonho, a atingir hoje a maioridade. Sentimo-nos abraçados pela cidade, por significativos parceiros institucionais, por distintas marcas nacionais e por um grupo impressionante de amigos que nos ajudam a construir. A equipa, este ano, está enriquecida para enfrentar novos desafios. Do ponto de vista artístico, esperamos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos.”

A Academia A2DV – referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a “verdade da música” e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência Compromisso, Rigor e Reconhecimento fazem parte do ADN da Academia “Aquiles Delle Vigne”.

“Em encontros entre academias, acabámos por saber que eles acham que nós (Academia “Aquiles Delle Vigne”) praticamos o melhor ensino de piano da Europa, e este reconhecimento é muito gratificante”, destaca Eduardo Fragoso, presidente da Associação António Fragoso.

O Concerto de Abertura | Opening Concert, com a Orquestra Clássica do Centro, Jan Wierzba, realiza-se no dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento São Francisco (Coimbra). O programa musical inclui no repertório Beethoven, uma vez que, em 2020, comemora-se os 250 anos do nascimento do compositor alemão.