Companhia dos morcegos por uma noite

O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto tem uma proposta invulgar para passar a noite de 20 de julho, ter como companhia os morcegos.

Já imaginou dormir acompanhado por morcegos? Esta será a primeira sessão, de um conjunto de cinco, e tem início marcado para as 20h30. A orientação ficará a cargo de Luzia Sousa da Reitoria da Universidade do Porto.

Em Portugal existem 27 espécies de morcegos, todas elas insetívoras, das quais oito estão particularmente ameaçadas. São os únicos mamíferos capazes de voar como as aves e comunicam por sons e ultrassons, que usam para orientação e caçar.

As sessões prosseguem no mês de agosto. A primeira será a 11, pelas 20h30, no CEA do Parque da Pasteleira, a segunda a 24, às 20h00, no CEA da Quinta do Covelo. Para o último dia do mês, 31, está agendada a terceira sessão, com início às 19h30, no CEA do Palácio de Cristal.

A sessão de despedida das “Noites de Morcegos” de 2018 vai acontecer a 12 de outubro, pelas 18h30, no CEA da Quinta do Covelo.

Apesar de todas as sessões serem gratuitas e com vagas limitadas, os interessados deverão efetuar a pré-inscrição até às 16h00 do próprio dia através do endereço dm.gestaoambiental@cm-porto.pt .