Concertos regressam à Avenida

A Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música voltam a oferecer à cidade mais um ciclo de Concertos na Avenida. Será já a 7 e 8 de setembro, ambos com início às 22 horas. O acesso é livre.

Para celebrar os últimos dias de verão, os Concertos na Avenida voltam à principal sala de visitas da cidade no fim de semana de 7 e 8 de setembro. Coorganizado pela Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música, o ciclo deste ano reserva dois “grandiosos concertos”, em que são protagonistas a Orquestra Sinfónica e a Orquestra Barroca (com o violinista Dmitry Sinkovsky).

Como habitualmente sucede no encerramento do verão, a música regressa aos Aliados e este ano a primeira noite dos Concertos na Avenida, a 7 de setembro, sexta-feira, assinala a primeira participação da Orquestra Barroca nos Aliados. Com direção musical do aclamado maestro e violinista Dmitry Sinkovsky, o espetáculo será dedicado a Vivaldi e aos quatro concertos apelidados de “As Quatro Estações”, provavelmente as obras escritas para violino mais conhecidas de toda a música barroca.

“Os pássaros, a água da nascente de um rio, o sonho bucólico de um pastor ou uma imitação brilhante de gaitas-de-foles serão alguns dos efeitos inesperados que se ouvirão nesta popular criação de Antonio Vivaldi, com melodias contagiantes e ilustrações musicais de cada uma das estações do ano”, anuncia fonte da organização e, nota enviada à imprensa.

A a 8 de setembro, será a vez da Orquestra Sinfónica do Porto subir ao palco para um concerto tradicionalmente festivo. Desde a melhor tradição vienense de Strauss, passando pelo arranjo orquestral de Vaughan Williams sobre uma famosa melodia tradicional inglesa, até aos ambientes musicais associados ao Oeste americano descritos por Copland, a formação portuense promete brindar o público com música célebre do repertório sinfónico.

E porque festa poderá ser sinónimo de dança, serão apresentadas obras sinfónicas de Brahms e Enesco, inspiradas nas canções e danças do Leste europeu.