Consumidores portugueses gostam de comprar online

Mais de 90% dos portugueses já comprou online. Equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens são o que os consumidores mais compram online. O Portal da Queixa realizou estudo nacional sobre práticas de «e-commerce».

O comércio online está a ganhar, cada vez mais adeptos por todo o mundo e os portugueses não são exceção. Um estudo sobre comércio eletrónico (e-commerce) realizado pelo Portal da Queixa – a maior rede social de consumidores de Portugal – em parceria com a Netquest, constatou que mais de 90% dos portugueses inquiridos já comprou online.

E o que compram? Equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos, acessórios de moda e beleza, estadias em hotéis e apartamentos e viagens estão no topo da lista.

Sobre a frequência, quase metade dos inquiridos (44%) respondeu realizar compras online, entre 2 a 6 vezes por ano. Quanto menor a idade, maior é a frequência de compras online, conclui-se. Os consumidores com menos de 40 anos são os que optam por comprar produtos e serviços mais diferenciados como viagens de avião, comboio e camioneta; bilhetes de cinema, concertos, eventos desportivos e espetáculos; livros escolares e de leitura; mobiliário e decoração, entre outros.

Equipamentos eletrónicos, jogos online e apostas, seguros e aluguer de veículos são as compras preferidas dos homens. Já as mulheres compram mais acessórios de moda e beleza, livros, artigos em hipermercados, decoração e artigos relacionados com a puericultura. A referência bancária e o cartão de crédito são os métodos mais utilizados, ficando em segundo lugar a transferência bancária e o Paypal.

Na hora de comprar online, a maioria dos entrevistados (6 em 10) não tem preferências geográficas. Os restantes inquiridos inclinam-se para sites nacionais, sobretudo mulheres com mais de 59 anos.

Os consumidores portugueses aparentam estar satisfeitos com as suas compras online, uma vez que, numa escala de 0 a 10, apresentam uma média de 7.6 no que diz respeito ao atendimento e à qualidade do serviço prestado nas suas compras online.

Comprar online de forma segura? Siga as Dicas do Portal da Queixa

Ter atenção à identificação do site

Antes de comprar qualquer produto ou serviço online, informe-se sobre a empresa que o está a vender. Se o site não tiver uma morada ou um contacto para o qual possa ligar, bem como informações sobre a política de privacidade e segurança, é uma razão para desconfiar da sua veracidade. Informe-se corretamente para não ser alvo de uma fraude.

Pesquisar antes de comprar

Pode e deve utilizar plataformas como o Portal da Queixa para pesquisar sobre determinada marca ou empresa, uma vez que, neste tipo de sites consegue encontrar experiências de outros consumidores com esse mesmo produto ou serviço. Os depoimentos de alguns consumidores podem fazê-lo perceber se está ou não a fazer uma boa compra online.

Comparar sempre os preços antes de comprar

Os preços de um determinado produto ou serviço pode variar de plataforma para plataforma. Os sites comparadores de preços são a ferramenta ideal, e que deve utilizar, para estes casos. Também os motores de pesquisa podem fornecer informações de preços noutras plataformas online.

Ter em atenção aos encargos adicionais

Verifique sempre se, associado à compra de um bem online, não lhe é apresentado taxas ou custos de envios adicionais. Verifique, também, prazos de entregas ou de execução dos serviços adquiridos, uma vez que ao adicionar estas opções à sua compra poderá ter surpresas desagradáveis na hora do pagamento final. Se comprar algo proveniente da União Europeia, não necessita de pagar direitos alfandegários, algo que não acontece caso o seu produto venha de outros países como os EUA ou da China.

Selecionar sempre o método de pagamento mais seguro

Antes de proceder ao pagamento final da sua encomenda, certifique-se de que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Os pagamentos mais habituais são a transferência bancária e o cartão de crédito, mas se puder evite-os, uma vez que, são menos seguros.

Pode selecionar métodos mais seguros, como por exemplo:

– Envio à cobrança: só paga depois de receber a encomenda. Normalmente tem custos adicionais acrescidos e por isso nem todas as empresas o disponibilizam;

– MB Way: apresenta-se como uma alternativa ao uso do cartão de crédito e é mais seguro;

– Paypal: sistema de pagamento eletrónico bastante seguro;

– Paysafecard: sistema dirigido aos mais novos que funciona como o Paypal e o MB Way, mas com um limite de saldo de 100€

Um último conselho, mas o mais importante: esteja sempre atento ao extrato do seu banco para confirmar se os valores debitados correspondem ao valor que gastou nas suas compras online.