“Criaturas do Planeta Azul” em Guimarães

Lançamento do livro de estreia da autora vimaranense Cristina Araújo realiza-se a 9 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães.

“Criaturas do Planeta Azul” será lançado sábado, 9 de fevereiro, pelas 11h30, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. A obra que marca a estreia da autora vimaranense Cristina Araújo no mundo da edição com um livro peculiar e divertido, recheado de curiosidades sobre algumas criaturas que fazem parte do nosso planeta. Fruto da paixão da autora pela ilustração e pelos animais, e da sensibilidade para com as ameaças que imensas espécies enfrentam cada vez mais, surgiu espontaneamente este projeto lúdico-didático em forma de ilustrações dedicado aos nossos oceanos.

Dirigido a um público maioritariamente infantojuvenil, mas surpreendente para todos, o livro pretende sensibilizar e ao mesmo tempo divertir o leitor. Cristina Araújo apresenta as suas ‘Criaturas do Planeta Azul’ ao público na Biblioteca Municipal Raul Brandão. A autora vimaranense estreia-se com este projeto artístico para dar a conhecer, de uma forma engraçada, as peculiaridades com que a vida marinha nos surpreende a cada novo mergulho que damos. E os riscos que muitas criaturas correm, principalmente devido à ação humana. Este sábado, pelas 11h30, as portas estarão abertas para as conhecermos pelas mãos da sua autora.

Este gosto pela ilustração e pelos animais transformou-se assim num livro com mais de 150 espécies desenhadas à mão e curiosidades sobre as mesmas. Entre estas, várias podem ser encontradas em Portugal e a viver em alguns dos nossos Aquários. Outras, apenas podem ser localizadas em pontos longínquos do nosso globo e algumas a centenas de metros de profundidade. A autora lembra que “os oceanos constituem cerca de 70% do planeta e, ainda assim, só conhecemos uma pequena percentagem dos mesmos”. Existem vários animais e plantas recentemente descobertos e muitos mais por descobrir que este livro dá a conhecer, alertando para os problemas que enfrentam cada vez mais. Neste momento, diversas espécies deparam-se com dificuldades que ameaçam a sua sobrevivência, como o plástico, a poluição sonora, a destruição dos ecossistemas e as alterações climáticas, sendo que muitas destas dificuldades foram e são provocadas pelos humanos todos os dias. Informativo e ao mesmo tempo espirituoso, ‘Criaturas do Planeta Azul’ desperta a imaginação sobre como será a vida neste mundo fascinante.

Após uma concorrida apresentação na Fnac Guimarães, é agora momento para as Criaturas de Cristina Araújo se reunirem na Biblioteca Municipal Raul Brandão. ‘Criaturas do Planeta Azul’, um divertido mergulho ilustrado num mundo a descobrir.