Curso de Iniciação à Filosofia em outubro

De Sócrates a Aristóteles, as origens do pensamento ocidental. Dedicado à Grécia Clássica, o Curso de Iniciação à Filosofia, promovido pelo Edge Arts, vai estar no Espaço Amoreiras, de 2 de outubro a 18 de dezembro.

O “Curso de Iniciação de Filosofia Grega Clássica”, promovido pelo Edge Arts, tem como finalidade abordar o momento da história da filosofia que se inicia com o surgimento da figura de Sócrates, prolongando-se com o desenvolvimento de Platão, até ao culminar com os trabalhos de Aristóteles. Este curso visa oferecer um conhecimento geral sobre os autores do Período Clássico, e destina-se a todas as pessoas que tenham interesse em começar a percorrer os caminhos das origens do pensamento ocidental.

Com 12 sessões, será dividido em 8 conteúdos filosóficos: Os Jónicos (Tales, Anaximandro, Anaxímenes); Pitágoras; Parménides; Heráclito; Demócrito; Sofistas; Sócrates; e Platão. Os alunos terão oportunidade, a cada sessão, de analisar os conteúdos e discutir o seu caráter filosófico, bem como o seu pensamento subjacente, sob a orientação do premiado romancista e poeta, José Paulo Miranda.

Com duração de 3 meses (de 2 de outubro a 18 de dezembro), na Origem – Cozinha Saudável, no Espaço Amoreiras, em Lisboa. O curso é composto por 12 sessões em horário pós-laboral, das 19h às 21h, todas as terças-feiras. Destina-se a todos os jovens e adultos com interesse em filosofia clássica grega.

Paulo José Miranda

Nasceu na Aldeia de Paio Pires em 1965. É poeta, escritor e dramaturgo. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Letras de Lisboa. Vencedor do Primeiro Prémio José Saramago (1999) e de dois prémios de poesia Teixeira de Pascoaes (1998), SPA (2015). É membro do Pen Club desde 1998. Viveu em Istambul entre 1999 e 2004, tendo viajado nesse período pelo Mediterrâneo e Médio Oriente. Em 2001, viveu três meses em Macau. Viveu no Brasil entre 2005 e 2015. Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Neste momento reside no Estoril.

Inscrições
Por telefone: 213 600 071 (das 9h às 13h)
Por email: info@edge-arts.org