Da rádio para o palco

Nuno Calado dá voz ao “Indiegente” o espaço de sua autoria, na Antena 3. Há duas décadas a mostrar música alternativa na rádio, salta agora para o palco do Lisboa Ao Vivo.

O programa da rádio Antena 3 “Indiegente” notabilizou-se pela proposta alternativa ao mainstream musical e também por um forte apoio à música nacional. Nuno Calado, em conjunto com a Chaosphere Recordings e a RagingPlanet, lançou uma compilação em vinil 12” (edição limitada), com um conjunto de temas escolhidos por si, entre temas inéditos e exclusivos, desde as bandas mais conhecidas como os Mão Morta ou os X-Wife aos projetos menos expostos ao foco mediático como os Asimov ou Pe7er Panic.

Agora, para celebrar os 20 anos do programa, o desafio é um festival de música. O Indiegente Live realiza-se a 13 de outubro no Lisboa ao Vivo. Confirmados estão já Adolfo Luxúria Canibal, Mr. Gallini, Scúru Fitchádu, Sean Riley e Tó Trips. Assim, a pouco e pouco, o “Indiegente Live” começa a ter contornos de um verdadeira festa de aniversário!

Com Mazgani, Señoritas e Surma, são já 12 os artistas que vão marcar presença no evento! Mazgani, Señoritas e Surma vão, assim, juntar-se aos já anunciados Adolfo Luxúria Canibal, Fast Eddie Nelson, Frankie Chavez, Mr. Gallini, Sam Alone, Scúru Fitchádu, Sean Riley, Tó Trips e The Poppers, nas palavras do realizador do programa de rádio que dá nome à festa, “alguns dos muitos músicos que conheci e com quem desenvolvi laços de amizade e de admiração artística, em duas décadas de Indiegente.”

O conceito do Indiegente Live não é ser uma maratona interminável de concertos, mas sim um espectáculo único, non-stop, em que os artistas tocam alguns temas e se encadeiam uns com os outros, como se fossem elos de uma corrente. Por exemplo, o Mazgani vai tocar com os The Poppers. E isto para levantar apenas a ponta do véu.

Este sistema de elos de uma corrente permite que exista uma interação entre os músicos, proporcionando momentos irrepetíveis, alguns criando inéditos especialmente para esta festa e outros tocando remakes de temas já conhecidos.