Daniel Birnbaum em Serralves

A conferência com crítico de arte, teórico e curador sueco Daniel Birnbaum surge no âmbito da exposição 'Olafur Eliasson - o vosso/nosso futuro é agora'. O evento tem lugar a 24 de janeiro, pelas 18h30, na Biblioteca de Serralves.

Daniel Birnbaum, crítico de arte, teórico e curador sueco, vem esta sexta-feira, dia 24, pelas 18h30, à Biblioteca de Serralves refletir sobre a faceta solar da arte produzida por Olafur Eliasson.

A arte de Olafur Eliasson é solar. Há décadas que o artista explora as possibilidades essenciais da visão humana e a natureza da luz, tanto natural como artificial. No cerne da sua arte heliocêntrica está o próprio olho, com a sua pupila negra. Os seus sóis negros ameaçam produzir escuridão.

A reputação que o crítico de arte, teórico e curador sueco Daniel Birnbaum criou ao longo da sua preenchida carreira – em que dirigiu o Moderna Museet de Estocolmo, foi diretor artístico da Bienal de Veneza ou integrou o jurí do Turner Prize -, em muito resulta da sua capacidade de apresentar artistas de relevo muito cedo nas suas carreiras. Entre esses nomes, hoje internacionalmente reconhecidos, estava Olafur Eliasson. Fruto dessa longa cumplicidade construída com o artista, Daniel Birnbaum, vem esta sexta-feira, dia 24, pelas 18h30, à Biblioteca de Serralves refletir sobre a faceta solar da arte produzida por Olafur Eliasson.