Descubra como ingerir menos açúcar no dia-a-dia

Porque sabemos que o açúcar não é grande amigo da saúde vamos ajudá-lo a descobrir formas inteligentes de ingerir menos açúcar todos os dias

Ainda recentemente dois estudos do Instituto Nacional de Saúde detetaram níveis muito elevados de sal e de açúcar em alguma comida. Mas centremo-nos, para já, no açúcar. Sabia que os açúcares devem corresponder a apenas 10% da ração energética diária do ser humano? Estamos, portanto, a falar de mais ou menos 50 gramas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Dicas e truques para não ultrapassar esse valor:

Aprenda a reconhecer os açúcares escondidos. Os que estão na comida pré-pronta, nos refrigerantes, nas batatas fritas. Ao longo do dia, é importante que se vá lembrando que só deve consumir 50 gramas por dia.

Leia sempre os rótulos que muitas vezes nos revelam verdadeiras surpresas. Há alimentos processados que contêm açúcares adicionados.

Quando fizer batidos de fruta, devem ser só mesmo com fruta. Esqueça os pós de sabor e não deve misturar açúcar. Não deve também fazer sumos com mais que duas frutas, para evitar picos de glicose no sangue.

Se é daquelas pessoas que come cereais ao pequeno-almoço, então é melhor é trocá-los por papas de aveia sem açúcar. Junte frutos secos ou fruta fresca. Uma boa opção para ficar saciado por mais tempo.

Trocar os refrigerantes por água é sempre uma boa opção para quem quer cortar ao açúcar.

Se gosta de cozinhar, em especial de fazer bolos, então corte nos valores de açúcar da própria receita. Sem medo e em nome da sua saúde.

E, de repente, aquela vontade incontrolável por comer algo doce? A solução passa por beber algo quente, leite, chá ou café ou em alternativa, comer uma sopa quente. Tudo isto resulta para desviara as atenções do seu cérebro.

Coma várias vezes ao dia para manter e equilibrar os níveis de glicose no sangue. Não passe várias horas sem ingerir nada. Quando os valores da glicemia são baixos, o desejo de doces, aumenta.

Não dispensa uma boa torrada ao pequeno-almoço? E se em vez de geleia ou mel, opte por marmelada ou manteiga de amendoim. Assim estará já a poupar 10 gramas.