Dia da Cidade Educadora

Matosinhos assinala Dia da Cidade Educadora com três novos projetos.

Matosinhos celebra amanhã, 30 de novembro, o Dia da Cidade Educadora, contando com um extenso programa dedicado à afirmação da instrução como elemento fundamental das políticas municipais, tendo em vista o progresso efetivo do concelho, uma maior equidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades. A Câmara Municipal de Matosinhos aproveitará para lançar os Roteiros Pedagógicos e a Plataforma Digital “Escolicidade”, projetos destinados a consolidar a relação do tecido escolar com as instituições do concelho, e ainda o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Matosinhos.

Criada formalmente em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) dá corpo a um processo iniciado em 1990 com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona. Matosinhos integra desde 2016 a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. “Tecendo uma rede de cumplicidades”, é o lema deste ano do Dia Internacional da Cidade Educadora.

O lançamento dos Roteiros Pedagógicos e da Plataforma Digital “Escolicidade” terá lugar às 9h30, no salão nobre dos paços do concelho, seguindo-se a construção de uma árvore da cidade educadora. Este momento, participado pelos mais novos e também por utentes das instituições sociais de apoio à terceira idade, pretende assinalar simbolicamente os objetivos da rede de Cidades Educadoras, sendo as direções das escolas convidadas a erguer o tronco da árvore, representando o compromisso com este ideal de cidade, e a colocar nela os frutos, os desejos que se pretende colher no futuro.

Será ainda cantado o hino das cidades educadoras e hasteada a bandeira da rede internacional no exterior dos paços do concelho.

Pelas 21 horas, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, acontecerá a apresentação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Matosinhos. A sessão contará ainda com um debate sobre o pacto local para a educação, que contará com a participação de Helena Fonseca, da Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolas, de Rui Serôdio, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e do historiador Joel Cleto.