Dia Mundial da Doença de Alzheimer a caminhar

Alzheimer Portugal assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer com caminhada solidária. “Passeio da Memória” chega a mais de 65 locais de Norte a Sul do país e ilhas.

A Alzheimer Portugal vai realizar durante o mês de setembro a iniciativa “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária que serve para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer que se celebra a 21 de setembro.

Na edição deste ano, em que se comemora o 30º aniversário da Alzheimer Portugal, a iniciativa vai estar presente em 66 locais de Norte a Sul de Portugal, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Começa a 8 de setembro em Torres Novas e termina a 30 de setembro em locais como Guimarães ou Portimão. Em algumas localidades, o evento terá ainda a vertente de corrida ou de peddy-papper.

Metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de ações que, com o apoio dos municípios, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, nomeadamente ações de informação ou atividades formativas a realizar ao longo do ano.

«Desde 2011, data do primeiro “Passeio da Memória”, que se realizou em Oeiras, este evento tem crescido em dimensão e em propósito, dado que é cada vez mais marcante para nós enquanto Associação informar e consciencializar, através destas ações, para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado», refere José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal.

As inscrições podem ser efetuadas no site da iniciativa, ou presencialmente na Sede, Delegações ou Gabinetes da Alzheimer Portugal, bem como no próprio dia no local da ação. Cada donativo deve ser no mínimo de 5€ por participante.