Dois Tesouros da Literatura

A Fábula, uma chancela da editora 2020, acaba de publicar dois novos títulos da coleção Tesouros da Literatura.

Uma coleção que oferece uma cuidada seleção de obras infantojuvenis aclamadas universalmente, muitas das quais são recomendadas pelas metas curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura, não podia deixar incluir as As Aventuras de Hucklebeery Finn e O Jardim Secreto.

As Aventuras de Hucklebeery Finn, obra de Mark Twain, considerado o pai da literatura americana, narra a história de dois jovens, Huckleberry Finn e Tom Sawyer, que, numa das suas fantásticas aventuras, ficam ricos, ao descobrirem uma grande quantia de dinheiro que havia sido roubado. Esta descoberta vai naturalmente mudar a vida de Huckleberry Finn. Mas tal não impede que Huck se veja obrigado a fugir do seu pai, alcoólico inveterado, que não via a hora de pôr as mãos no dinheiro do filho. Este é o mote para mais uma incrível viagem no Mississípi, na companhia de Jim, um escravo pacífico e ingénuo que tenta alcançar a liberdade no norte dos Estados Unidos.

Este é um livro, carregado de ironia, humor e crítica social que, tendo marcas do incontestável talento de Mark Twain, cativam sobremaneira a atenção dos leitores jovens.

O Jardim Secreto foi a obra que tornou Frances Hodgson Burnett mundialmente conhecida. E com razão, porque trata-se de uma narrativa encantatória, atenta aos detalhes e aos pormenores da natureza que conduzem, quase de modo iniciático, à descoberta e reedificação do jardim secreto. A protagonista é Mary Lennox, que vivendo na Índia, rodeada de luxos e criados, vê-se de um momento para o outro, após doença grave dos pais, órfã e é obrigada a ir viver com o tio Archibald Craven, em Inglaterra. Sem nada para brincar dentro de casa, Mary vai explorar o exterior e descobre um jardim. Mary vai conhecer emoções e sensações que até aí desconhecia, como a amizade que desenvolve com Dickon e Colin ou a simples alegria que uma corrida pelos jardins pode trazer. As três crianças assumem o forte compromisso de fazer renascer o jardim fechado há mais de 10 anos. É essa dedicação que vai alterar por completo as suas vidas e a de todos os que ali habitam.

Dois belos livros, de dois soberbos escritores, a não perder!