Dormir no berço, até quando?

O mais recente estudo de um grupo de cientistas da Sleep Medicine revela até que idade as crianças devem dormir no berço.

Se há casos em que não deve ter pressa, este é um deles. Dormir no berço representa benefícios para as crianças e para os pais. Um grupo de cientistas da Sleep Medicine focou-se neste facto e com base nisso explica que embora a passagem do berço para uma cama seja um importante passo na educação da criança, não há por que ter pressa – deve deixar o seu filho dormir no berço até aos três anos de idade.

Ao que se consegue apurar com base no estudo, as crianças que dormem no berço revelam ter um melhor sono, mais profundo e menos ininterrupto. Por consequência, também os pais irão dormir melhor se não tiverem de se levantar para ir ter com o filho que acordou. A amostra de estudo contou com indivíduos provenientes do Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia. A longo prazo, este melhor sono traduz-se numa atitude menos rabugenta e, a nível de crescimento, vai resultar em crianças mais estáveis.

A este propósito lembra ainda uma psicóloga pediátrica que os mais novos gostam e sentem-se protegidos em ambientes pequenos.