Dormir nu dá saúde!

Pode parecer estranho, mas dormir como veio ao mundo é benéfico! Além disso, poupa o pijama da máquina da roupa!

Surpreendido? Dormir nu promove uma vida sexual saudável e até ajuda a queimar calorias. Mas há mais razões: reduz o risco de diabetes e ajuda a melhorar a qualidade do sono, entre outros.

Ao dormir nu, o sistema nervoso sensorial envia para o cérebro os impulsos que promovem a libertação de oxitocina, a hormona que tem “um efeito protetor do coração e que reduz tanto a pressão arterial como a ansiedade”, menciona o professor sueco Kerstin Uvnas-Moberg, especialista nos efeitos da oxitocina, citado pelo Daily Mail. Por isso se defende que dormir nu reduz a pressão arterial: quando um casal dorme nu há uma maior libertação e esta hormona é responsável por várias vantagens para a saúde: além do reforço do sistema imunitário, ajuda a reduzir a pressão arterial.

Além disso, ajuda a melhorar a qualidade do sono. Para dormir bem, diminuir a temperatura corporal é essencial. “Devemos permitir sempre que a regulação da temperatura não seja afetada pelo facto de dormir com muita roupa”, explica à BBC Francisco Segarra, especialista em medicina do sono da Sociedade Espanhola do Sono. Dormir sem roupa ou com roupa ligeira permite a respiração da pele e ajuda a regular a temperatura.

Evita infeções genitais. as infeções vaginais por fungos são as mais comuns entre as mulheres. Dormir sem roupa interior pode ser uma boa forma de evitar este tipo de infeção, “porque os fungos desenvolvem-se em condições quentes e húmidas”, como explica à BBC a ginecologista Natalia Pérez, professora na Faculdade de Medicina da Universidade da República, em Montevideo, Uruguau. No caso dos homens, é aconselhável dormir de calções largos ou sem roupa interior.

O calor excessivo pode ter consequências negativas no estado da pele, segundo a dermatologista Sarah Brewer à BBC. Por isso, dormir num ambiente muito quente impede a libertação de algumas das hormonas “anti-idade” que o nosso corpo produz – como a melatonina e a hormona do crescimento. Conclusão, dormir sem roupa faz bem à pele.