Em Serralves: A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade

A conferência que terá lugar no dia 25 de fevereiro, pelas 21h30, terá como oradores convidados o prestigiado e multipremiado escritor brasileiro Milton Hatoum e a consagrada escritora Lídia Jorge num encontro comentado por Ana Paula Coutinho e moderado por Isabel Pires de Lima. No Auditório de Serralves.

“A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade” está inserida no Ciclo de Conferências “Utopia Europeia: O Poder da imaginação e os imperativos do futuro”, ciclo que tem como objetivo apresentar e discutir várias possibilidades utópicas para a Europa, tendo como pano de fundo o atual debate cidadão sobre o futuro da União Europeia. Num contexto de incerteza sobre o futuro da Europa, torna-se cada vez mais urgente discutir quais as utopias realizáveis que nos coloquem num horizonte de progresso.

Entre os que consideram que a hospitalidade é um imperativo ético e que dele decorre a institucionalização do multiculturalismo como garante da unidade na diversidade e os que consideram que as democracias são comunidades de cidadãos unidos pelos princípios da liberdade e da igualdade, independentemente dos particularismos culturais.

Assim sendo, este ciclo debate diversas utopias contemporâneas relevantes e levanta um conjunto de questões fundamentais para o nosso futuro em comum, tais como: Qual é o horizonte que cada uma dessas utopias propõe, e que imperativos para o futuro impõe? Como compreender o próprio estatuto e função das utopias, entre o sonho e a proposta política? E como evitar que as utopias se transformem em distopias? Será que de uma diversidade de utopias é possível desenhar uma nova utopia para a União Europeia?