Estreias Cinematográficas Da Semana

Fique a conhecer algumas das novidades desta semana. Nas salas de cinema portuguesas, a partir de 12 julho.

Saraband

Antes de mais há que saudar o regresso de Ingmar Bergman às salas de cinema, coisa que não acontecia há mais de 20 anos.

Neste que é considerado como o seu último filme, o cineasta sueco, volta a reencontrar as personagens que Liv Ullman e Erland Josephson personificaram em “Cenas da Vida Conjugal”, (a que se juntam também Borje Ahlstedt e Julia Dufvenius), num drama que o próprio descreve como “um concerto para uma orquestra sinfónica, com quatro solistas”.

Apesar de separados há 30 anos, Marianne, ao sentir que Johan precisa dela, visita-o na velha casa de campo onde vive, descobrindo que, apesar do tempo que passou, a cumplicidade entre ambos não esmoreceu. Mas depressa capta o drama familiar: Henrik, o filho de Johan, tem um amor possessivo pela filha Karin; ao invés, Johan sente ódio e desprezo por Henrik.

Poderá a presença de Marianne trazer um pouco de serenidade a esta família atormentada?


K.O.

Com realização de Fabrice Gobert (ealizador de “Simon Werner a Disparu…”, er da famosa série televisiva “Les Revenants”), este filme é um “thriller” psicológico francês com Laurent Lafitte, Chiara Mastroianni e Pio Marmaï.

E se um acidente lhe mudar a vida… Bem podia ser esta a legende deste filme. Com efeito, Antoine Leconte, diretor de uma estação televisiva francesa, gosta da sensação de poder, sendo dominador e arrogante, impondo sempre as suas regras, na vida pessoal e profissional.

Mas tudo muda quando é gravemente ferido por uma bala e levado para um hospital. Depois de vários dias em coma, Antoine descobre que toda a sua vida se desmoronou: a morada não é a mesma e já não tem poder, estatuto, família ou amigos.

O que se terá verdadeiramente passado durante o tempo que esteve inconsciente?

 

Amar Pablo, Odiar Escobar (Loving Pablo)

Tendo o casal Javier Bardem e Penélope Cruz como protagonista este filme é uma adaptação do livro de memórias publicado, por Virginia Vallejo, em 2007. A realização e o argumento são da responsabilidade do madrileno Fernando León de Aranoa, o reconhecido realizador de “Às Segundas ao Sol” (2002), “Amador” (2010), “Um Dia Perfeito” (2015), numa produção espano-búlgara, estreada no Festival de Cinema de Veneza.

Em certo sentido, este filme é uma biografia do mais impiedoso, calculista e poderoso traficante de sempre, Pablo Emilio Escobar Gaviria (1949-1993), o colombiano que enriqueceu graças ao tráfico de cocaína, subornando governantes, juízes e todos os que lhe pudessem ser úteis, e não poupando quem lhe desobedecesse.

O filme reporta o momento crucial da sua vida através dos olhos de Virgínia Vallejo, uma jornalista da televisão colombiana, que se apaixonou por ele e se tornou sua amante, vivendo um gigante conflito moral.


Um Senhor Doutor
(Knock)

“Remake” da comédia homónima realizada por Guy Lefranc em 1951 – que, por seu lado, adaptava uma peça de Jules Romains –, um filme assinado por Lorraine Lévy e protagonizado por Omar Sy, Alex Lutz, Ana Girardot e Sabine Azéma.

O argumento não é original, mas é divertidíssimo. Knock, um trapaceiro sedutor que há muito se habituou a uma vida de pouco trabalho e dinheiro fáci, chega à pequena aldeia francesa de Saint-Maurice e descobre uma forma de enriquecer: assume-se como médico, oferecendo consultas gratuitas. A ideia é a de “curar” os seus “pacientes” através dos seus infindáveis conhecimentos (e do dinheiro deles). Muito bem aceite pela população local, que o vê com bons olhos e se deixa conquistar pela sua simpatia, tudo parece correr-lhe de feição, até ao dia em que se cruza com o de Adèle, uma rapariga doce por quem se apaixona…


Deep: Aventura no Fundo do Mar
(Deep)

Uma aventura animada escrita e realizada por Julio Soto Gurpide (de “My Beautiful Dacia”, “Palestine”) que, na versão dobrada em português, conta com as vozes de Carolina Deslandes e Diogo Amaral, entre outros. A produção é multinacional: Grã-Bretanha, China, Belgica, Estadois Unidos, Espanha e Suíça.

A ação deste filme de animação e aventura passa-se no ano 2100. Depois de os humanos terem abandonado a Terra, devido às alterações climáticas que tornaram o planeta inabitável, um grupo de animais marinhos leva uma vida pacata nas profundezas dos mares: Deep, um jovem polvo; Evo, um tamboril desastrado; e Alice, um camarão fêmea palrador, entre outros. A vida calma e serena altera-se quando os três decidem quebrar as regras dos adultos e espreitar o mundo para lá das fronteiras que sempre conheceram, metendo-se num sarilho tão grande que a coragem e a amizade que os une são colocados à prova.