Perder peso com a ajuda da quinurenina

Os dados são revelados pela revista científica Cell Metabolism e baseados em experiências com ratos.

O exercício diário ajuda a perder peso! Mostra-o os dados revelados pela revista científica Cell Metabolism e baseados em experiências com ratos. Sob a liderança do português Jorge Ruas, uma equipa de cientistas descobriu que “a prática diária de exercício físico induz a perda de peso através do aumento dos níveis de uma substância que atua nas células que armazenam gordura”.

Depois de, em 2014, a equipa coordenada pelo professor-associado e investigador do Instituto Karolinska, na Suécia, já ter concluído que a substância em causa, o ácido quinurénico, aumentava com a prática de exercício físico, com músculos ‘treinados’, e evitava, de certa forma, estados depressivos provocados pelo ‘stress’, ao eliminar do cérebro os efeitos tóxicos de uma outra substância, a quinurenina, os investigadores descobrem agora que o ácido quinurénico actua também nas células adiposas. Na prática, aumenta o gasto de energia e faz perder peso, ao mesmo tempo que interfere com o sistema imunitário fortalecendo as respostas anti-inflamatórias.

Mas, para que isso aconteça, os músculos têm de estar ‘treinados’, exercitados com a prática diária de atividade física.

A investigação, da qual fazem parte outros investigadores portugueses, foi realizada em colaboração com instituições científicas da Dinamarca e da Noruega.