Exposição para assinalar protocolo entre Aveiro e o Museu de Serralves

A Câmara Municipal de Aveiro vai celebrar um protocolo com a Fundação de Serralves, com vista à formação de jovens na área da Cultura.

O acordo, a ser assinado na quarta-feira, 12 de setembro, prevê, nomeadamente, a realização de uma grande exposição anual, acompanhada de uma componente de serviço educativo, assim como a colaboração com as escolas em programas pedagógicos que visem a formação dos jovens na área da cultura. São estes os grandes objetivos da colaboração entre as duas entidades.

O evento inaugural desta parceria é a exposição “Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa”, patente até ao dia 1 de dezembro, no Museu de Aveiro “Santa Joana”. Esta mostra apresenta um conjunto de 24 obras proveniente da Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), que se encontram em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, desde a criação da Fundação, e na Câmara Municipal de Aveiro.

O conjunto de obras expostas “demonstra a importância que a pintura e a escultura tiveram ao longo das décadas de 1960-80 na renovação das linguagens artísticas em Portugal”. “As obras escolhidas atestam os diversos níveis de diálogo e confluência formais que os artistas portugueses souberam estabelecer entre si e com o contexto internacional a partir do pós-guerra”, refere um texto alusivo.

Para a Câmara, que vem trabalhando na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura, trata-se de uma “exposição única e singular, que afirma também Aveiro estrategicamente na Arte Contemporânea em Portugal”.