Feira das Cantarinhas em Bragança

Uma das mais antigas e tradicionais feiras está de regresso de 3 a 5 de maio ao centro da cidade de Bragança!

A Feira das Cantarinhas é uma das tradições mais emblemáticas que continua a realizar-se, anualmente, na cidade de Bragança. O evento tem como principal característica a comercialização de cantarinhas de barro que segundo a tradição, trazem sorte a quem as receber. As pequenas cantarinhas que deram fama à Feira são, talvez, as peças mais conhecidas na atualidade da louça de barro de Pinela.

Este ano, a  abertura da Feira das Cantarinhas e da iniciativa “O Comércio sai à rua” acontece no dia 3 de maio, pelas 09h00, com um programa que apresenta diversas iniciativas e cujo intuito é gerar dinâmica na cidade, interligar a Feira das Cantarinhas, a Feira de Artesanato e o Comércio Tradicional. A Feira de Artesanato decorrerá nos dias 1 a 5 de maio, coincidindo com a Feira das Cantarinhas em três dias.

São várias as iniciativas que compõem o programa do evento: a inauguração do elemento escultórico alusivo à cantarinha, espetáculos de dança e de teatro, a atuação de grupos de gaiteiro e grupo de concertinas são alguns exemplos. De destacar também a realização da Corrida das Cantarinhas, dia 5 de maio, às 10h00, com provas de 10 quilómetros e 5 quilómetros. Para quem preferir a caminhada há um percurso de cinco quilómetros e os mais jovens têm também a possibilidade de participar em provas de cinco e um quilómetros ou 500 metros.

A concentração realiza-se junto aos Edifício-sede do Município de Bragança. A prova é apadrinhada por Aurora Cunha e Rui Muga.