Festival CineEco sobre os fogos florestais de 2017

Sete filmes sobre a temática dos incêndios florestais em Portugal vão ser apresentados no Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que vai decorrer em Seia, entre 13 e 20 de outubro.

O 24.º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, organizado pela Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda, vai decorrer na Casa Municipal da Cultura de Seia e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

A temática dos incêndios rurais e a preservação da floresta será destacada na edição deste ano, na categoria “Lusofonia: Panorama Regional”, com a apresentação de documentários ligados ao território.

A seleção do CineEco contará com os filmes:

– “15 Memórias do Fogo”, de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira

– “Cinzas ao vento”, de Paulo Fajardo

– “E tudo o fogo levou”, de Paulo Leitão

– “Hoje, aqui e agora”, de Luís Antero e Tiago Cerveira,

– “Sentir a Estrela”, de Tony Correia

– “Sonho Perfeito”, de Gabriel Ambrósio

– “Floresta Eterna”, de Evgenia Emets.

A programação da edição deste ano do CineEco, que conta com mais de 80 filmes, inclui ainda ‘workshops’, concertos e conversas em torno de temas que marcam o ambiente e o planeta.

“A grande novidade deste ano será ainda o 1.º Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiental, uma iniciativa que pretende discutir a importância do cinema e dos festivais de temática ambiental para a valorização do tema”, indica.

O CineEco é um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo, é membro fundador e faz parte da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.