Festival Cordas na ilha do Pico

A gruta das Torres, na ilha do Pico, nos Açores, vai ser palco para dois concertos do Festival Cordas, entre 12 e 16 de setembro.

O Festival Cordas, que recebeu nomeações para Melhor Pequeno Festival, Melhor Programação e Melhor Promoção Turística nos Prémios Ibéricos 2018, após ter alcançado a lista dos TOP Melhores Novos Festivais, apoiado pela Direção Regional do Turismo, conta com cerca de 20 eventos, entre concertos, conversas e workshops, numa organização da associação MiratecArts.

Os concertos das tardes (18h00) dos dias 13 e 14 de setembro levam guitarras únicas para o centro da terra, na Gruta das Torres, na freguesia da Criação Velha, gruta que se estende por cerca de 5.150 metros.

A terceira edição desta iniciativa acolhe tocadores de várias ilhas, com destaque para o músico de São Miguel, Rafael Carvalho, da Associação de Juventude Violas da Terra, que apresentará um novo CD e tocará também nos emblemáticos currais das vinhas do Pico.

Bruno da Rosa, natural do Pico, apresenta-se com uma guitarra “Gretsch eletromatic”.

Destaque também para o multifacetado artista holandês Pieter Adriaans, com a sua “Resonator guitar”, guitarra ressonante acústica, que produz som através da condução de vibrações de cordas da ponte para um ou mais cones de metal.

Do cartaz fazem ainda parte Rabeca, Carolina Umbelino (Brasil) e Maija Kauhanen (Finlândia), com um típico instrumento de cordas do folclore finlandês, o Kantele.

Os  concertos terão lugar nos Museus do Vinho, dos Baleeiros e no auditório da Madalena.