Festival de Marionetas em Alcobaça

Onze companhias de cinco países apresentam em Alcobaça, de 4 a 7 de outubro, 26 espetáculos de Marionetas, integrados no Festival Internacional que há mais de 20 anos invade a cidade.

O Festival Marionetas na Cidade, organizado pela companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, é “um dos eventos mais antigos dedicados à arte da marioneta” em Portugal, a cumprir a 21.ª edição em Alcobaça, contando, este ano, com a participação de 11 companhias de vários pontos de Portugal e de países como Espanha, França, Reino Unido e Grécia.

De Espanha, a companhia Cia Ele traz o seu mais recente trabalho, “Roulettes”, que gira à volta de Ramiro Ramirez, um velho homem com hábitos certos, que faz o seu passeio diário; a companhia Títeres Alakrán, conta a história de um feirante de roupa, desesperado pelas parcas vendas, que se vê surpreendido pela aparição de um empresário de renome mundial, que lhe compra tudo.

Noisy Oyster, do Reino Unido, mostra em Alcobaça “Plain Bob”, um espetáculo sem palavras, com mímica, música e efeitos sonoros.

“A cabana de Pépé” surge pela mão da Cinemarionnettes Compagnie Théâtres de Marionnettes, de França, para surpreender o público com “um pequeno teatro ambulante, que deambula entre a multidão, com uma estranha personagem”, divulgou a organização do festival.

Da Grécia o Bufos Puppet Theatre chega com “Rembetiko”, retratando um estilo musical surgido nos anos 20, através de músicos tradicionais e de imigrantes turcos.

Entre os portugueses destacam-se Companhia Marimbondo (Lousã), Jangada Teatro (Lousada), Folia Teatro com Marionetas (Lisboa), Era Uma Vez (Évora) e Marionetas da Feira (Santa Maria da Feira), que se juntam à companhia de Alcobaça que, ao longo do festival, tem procurado “descobrir artistas e projetos emergentes no panorama nacional”.

Todos os espetáculos do festival são de entrada gratuita.