Festival Literário de Viseu: o mais internacional de sempre

De 7 a 9 de dezembro, mais de 30 eventos fazem um cartaz que inclui nomes como Joanne Harris, Mia Couto, Germano Almeida e Olivier Rolin. “Vinhos de Inverno”, o evento enoturístico está de volta e na companhia perfeita: o Festival Literário de Viseu, o “Tinto no Branco”.

Esta edição do Festival Literário de Viseu representa na perfeição a associação inédita da literatura aos vinhos e ao património. De 7 a 9 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão recebe prestigiados nomes da literatura numa programação intensa combinada com provas dos néctares do Dão, concertos, performances, sabores e atividades para todas as idades.

Joanne Harris, a autora do best-seller “Chocolate”, os prémios Camões Germano Almeida (Cabo-Verde) e Mia Couto (Moçambique), e Olivier Rolin, um dos mais respeitados escritores franceses da atualidade, estão confirmados na programação mais internacional de sempre do festival literário. Junta-se-lhes o escritor e poeta lusófono Abrãao Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo-Verde, e outros nomes marcantes como Daniel Jonas, Ricardo Pais, António-Pedro Vasconcelos, Deana Barroqueiro e – o já “padrinho” do evento – Francisco José Viegas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta aposta reforça a importância de Viseu no cartaz dos eventos literários ibéricos e terá um natural reflexo na atratividade de públicos.”

Nesta edição, o “Tinto no Branco” coloca a literatura em debate com outros géneros narrativos como o cinema, o teatro, a música e patrimónios como o vinho e a gastronomia. Para além das “mesas” e das “conversas de vida”, o festival realiza workshops de escrita criativa e performances literárias.

O Solar do Vinho do Dão acolhe neste fim-de-semana de dezembro as conversas e iniciativas do festival literário, concertos e performances artísticas, mas também o salão de provas com os produtores de vinhos do Dão, workshops vínicos, um espaço para os mais novos, uma mostra dos produtos agroalimentares e do artesanato locais e o restaurante “QB Events”.

Ao longo dos três dias, também a música marcará presença e tem como cabeças de cartaz Luís Severo, dia 7 de dezembro, e a banda Dead Combo, na noite de sábado. Ambos os concertos terão início às 22h30 e serão de entrada gratuita.

Uma livraria e um alfarrabista funcionarão em permanência durante o evento.

Um brinde à literatura!