Festival TNT e os Transformers estão de volta

Este é sem dúvida o festival mais positivo e que mais faz por querer mudar o mundo e a forma como nos relacionamos com a nossa comunidade. Em Santo Tirso, dia 13 de junho.

A Área Metropolitana do Porto (AMP), lançou, no passado ano letivo, o projeto-piloto de elevado impacto, o Movimento Transformers, integrado no projeto metropolitano “Trilhos para a Inovação Educativa na AMP”, que tem como grande aposta a promoção do sucesso escolar e a prevenção do absentismo e abandono escolar.

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado, recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades, através daquilo que estas mais gostam de fazer.

Em traços simples temos mentores voluntários que dão aulas semanais, durante um ano letivo, de diferentes talentos ( hóquei em patins, programação, hiphop, surf, natação, fotografia, capoeira, kickboxing, programação, culinária) a grupos de aprendizes. Esses grupos de aprendizes, ao longo do ano, devem identificar um problema social e resolver esse problema através da atividade que receberam (payback).

A visão do “Movimento Transformers” é a de um mundo onde cada um descobre o seu super poder e o usa para melhorar a sua comunidade – mudando assim o próprio mundo.

Em 2018 foi feita uma avaliação de impacto pela Universidade Católica (não foi pela UCP, foi pela equipa SincLab da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP) , que concluiu (onde se evidenciaram resultados significativos na redução do insucesso escolar dos seus aprendizes.”

O final do ano letivo culmina com o “Festival TNT” que reúne todos os Transformers, desta vez na “Fábrica de Santo Thyrso”, no dia 13 de junho.

“TNT – Todos Nós Transformamos”, é um festival de atitude, criatividade e liberdade que serve para assinalar a passagem dos aprendizes a Transformers.

O TNT para além de workshops e demonstrações vai ter momentos absolutamente inspiradores, que nesta edição vão ficar a cargo do corredor de rally Armindo Araújo e a atleta Sara Moreira.

Como verdadeiro festival que é, a boa música vai estar presente no TNT, com dois momentos musicais a cargo de Dan Riverman e d’Os Nova.

“Dan Riverman” é considerado pela critica especializada como senhor de um lugar cativo no top dos melhores cantores Portugueses. “Dan Riverman”, natural de Santo Tirso foi uma das figuras em destaque no Festival da Eurovisão deste ano.

“Os Nova” são um dos mais promissores artistas desta nova geração. Depois de mais de meia centena de concertos dos quais destacam-se Rock In Rio Lisboa e a Comic Con Portugal, “Os Nova” preparam-se para lançar o 1º single do seu novo disco pela Sony Music Portugal.