Festival traz Itália até Vila Nova de Gaia

Gastronomia, cultura transalpina e Campeonato Português de Pizza são os ingredientes que compõem o Festival Italiano.

De 12 a 17 de setembro, a zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, junto à Loja de Turismo, acolhe mais edição do Festival Italiano, que conta pela quinta vez com o Campeonato Português de Pizza.

O festival vai reunir os melhores mestres pizzaiolos portugueses numa competição que, salienta a organização, “tem vindo a registar, ano após anos, cada vez mais participações”.

Dar largas à imaginação e confecionar uma verdadeira pizza napolitana são os requisitos para os participantes das diferentes categorias de pizzas (clássica, artística ou as novidades frita e dolce).

Integrar a seleção portuguesa, que competirá internacionalmente será o “prémio” dos vencedores das principais categorias, que veem a responsabilidade acrescida por dois motivos: o primeiro, Portugal sagrou-se Campeão do Mundo em 2016, por ocasião do Campeonato do Mundo de Pizza realizado em Nápoles; o segundo, a UNESCO reconheceu recentemente a arte dos pizzaiolos napolitanos como património universal.

Animação não vai faltar nos cinco dias do festival que tem a cultura italiana presente. Do programa de atividades constam concertos musicais, sessões de DJ italianos, almoços solidários com instituições gaienses, workshops gratuitos e diferentes atividades para a família.

O evento é organizado em conjunto pela Associação de Pizzaiolos Napolitanos em Portugal e pela Associazione Socio Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.